Matérias sobre Marcas e Modelos - Volkswagen
border
Volkswagen Fox
Sistema de rebatimento atual
Sistema de rebatimento modificado
Alerta de segurança

Volkswagen chama proprietários de Fox, CrossFox e SpaceFox para recall!
publicado em 03/06/2008

 
 
 
 
Veja preço deste Volkswagen Fox
 

Após fazer acordo com órgãos de defesa do consumidor, a Volkswagen iniciou hoje o recall do mecanismo de rebatimento do banco traseiro do Fox, CrossFox e SpaceFox.

Baixe papel de parede:
Frente do Fox Route 2008
1024x768   1280x960   1600x1200
 
Traseira do Fox Route 2008
1024x768   1280x960   1600x1200
 

Recall para meio milhão de carros
Ficou acertado que a Volkwagen fará o recall das unidades que possuem o traseiro com encosto inteiriço e com ajuste longitudinal, o que totalizaria cerca de 293 mil unidades. No entanto, a empresa resolveu estender a mudança a todos os modelos Fox produzidos no Brasil, o que totaliza 511.116 unidades.

A solução técnica
Para aperfeiçoar o mecanismo de rebatimento do banco traseiro, serão adicionados componentes nos modelos com banco traseiro de encosto inteiriço e corrediço (ajuste longitudinal). Também serão fixadas novas etiquetas de orientação e advertência em quatro pontos do banco.

O Manual do Proprietário do Fox, que já possui o descritivo da operação do mecanismo de rebatimento, vai receber um suplemento mais detalhado e com ilustrações atualizadas. Também será acrescentado a ele um folheto ilustrado com o passo-a-passo da operação de ampliação do porta-malas. Este material irá complementar as novas etiquetas, orientando, de forma didática, a correta operação do sistema.

Uma hora para fazer o ajuste
A instalação das peças e etiquetas levará, em média, uma hora. Os clientes devem marcar um horário para serem atendidos. Um consultor técnico verificará o tipo de banco. Se for um banco traseiro de encosto inteiriço e corrediço (ajuste longitudinal), o veículo receberá o kit de aperfeiçoamento do mecanismo. Se for um banco fixo ou bi-partido, o proprietário será orientado sobre como realizar a operação, mas não precisará receber o kit, pois estes modelos não participam do recall. O tempo de atendimento poderá variar dependendo da programação da concessionária.

O que muda?
1 -
A alça utilizada para destravar o encosto do banco traseiro será substituída por outra de cor vermelha, mais larga e mais comprida que a atual, melhorando o manuseio. Para que a alça fique corretamente posicionada, com uma extremidade no porta-malas e outra sobre o assento do banco traseiro, será adicionado um suporte metálico posicionador. Este componente passará pelo centro da alça e será fixado na travessa metálica da parte de trás do assento.

2 - Na parte posterior do encosto, sobre a argola onde é fixada a alça utilizada para destravar o mesmo, será adicionado outro suporte metálico. Sua função principal é fechar todos os orifícios, evitando a possibilidade de acesso. Além disso, este suporte retém a alça dentro da argola.

3 - Será adicionada ainda uma cobertura de plástico rígido sob a haste metálica do sistema de destravamento do encosto (que fica sob o assento). A finalidade também é bloquear um possível acesso.

4 - Novos adesivos serão fixados no banco – dois na parte inferior do assento, e dois na parte posterior do encosto. Todos contêm ilustrações e advertências sobre a correta operação do sistema, além de informar, passo-a-passo, como realizar o procedimento, que permanece inalterado.

5 - O anel de borracha, oferecido gratuitamente pela montadora aos proprietários dos modelos Fox, será retirado para permitir a instalação do kit.

Entenda o que aconteceu
Em fevereiro deste ano, a Volkswagen do Brasil foi questionada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), os Ministérios Públicos de São Paulo, Santa Catarina e Bahia, o Ministério Público Federal e o Procon de São Paulo sobre os acidentes ocorridos com nove proprietários do modelo Fox durante o manuseio do mecanismo de rebatimento do banco traseiro.

A Volkswagen prestou os devidos esclarecimentos e assinou, em 14 de abril, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Neste acordo inédito no País, a empresa se comprometeu a apresentar uma solução técnica com parecer emitido por instituto oficial antes de realizar o recall. O prazo estabelecido foi de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias. Em vez de um único instituto, a empresa decidiu contatar dois dos mais conceituados do Brasil: o INMETRO e o IPT.

Durante todo o período de desenvolvimento do mecanismo, a Volkswagen do Brasil colocou à disposição do público um hot site com informações detalhadas sobre a operação, e abriu uma linha direta para esclarecimentos.

Também nesse período, a Volkswagen do Brasil buscou, junto aos clientes envolvidos, as melhores soluções para cada um dos casos registrados. Desta forma, dos nove clientes que recorreram à Justiça, a empresa já chegou a acordo indenizatório com oito.

Fonte: Volkswagen
Texto: Equipe MotorClube


Matérias Relacionadas:


Novo Fox 2015 chega em setembro
Linha 2015 do Volkswagen Fox chega em setembro com mudanças.

Volkswagen lança série especial Seleção para Gol, Fox e Voyage
A Volkswagen lançou a série especial "Seleção" para o Gol, Fox e Voyage.

Volkswagen lança Fox com motor mais econômico
Está nas concessionárias Volkswagen o Fox BlueMotion 2014 com o novo motor e direção eletro-hidráulica de série.

Volkswagen linha 2014: Gol, Voyage, Fox, CrossFox, Golf e Polo
Conheça a nova linha 2014 de veículos Volkswagen, preços e mais detalhes.

Toda linha Volkswagen Fox 1.6 com ABS e airbags de série
Volkswagen equipa de série todas as versões do Fox 1.6 com airbag duplo e freios ABS.

Mais detalhes do Volkswagen Fox BlueMotion
A Volkswagen divulgou mais detalhes do novo Fox BlueMotion, uma versão que gasta cerca de 12% a menos de combustível em relação ao Fox 1.6.

Volkswagen linha 2013: Fox Bluemotion e novos equipamentos
Volkswagen lança sua linha 2013 com nova versão do Fox e mais equipamentos de série e opcionais para o Gol, Fox, Parati, Voyage, Polo, Golf e Saveiro.



MotorClube
no Google+

Faça seu comentário ou opinião:





  • Nelson Roberto Braga

    Opinião do dia 30/12/2009 02:39:00 - Realmente a falta de leitura de manual pode causar vários problemas assim como este, mas tem que ser muito bom para se machucar. Aos adeptos do Palio, fiquem com inveja em nunca ter testado uma Spacefox nao sabem o que estao perdendo, querem paninho na lateral ? em 2010 a Volks vai colocar, querem painel maior, nao conseguem enxergar ? troquem de oculos.

  • JOAO BATISTA ANDRADE

    Opinião do dia 16/2/2009 12:15:00 - EU TENHO UM CROSS FOX 2006 E NAO VEJO NENHUM PROBLEMA DE SEGURANÇA QUE TANTO O POVO FALA. (CORTAR O DEDO rsrsrsr)... PRA MIM É UM BOM CARRO, MACIO, ÁGIL, ESPAÇOSO E BONITO. PRA QUE MELHOR?

  • Leandro

    Opinião do dia 22/12/2008 08:58:00 - Olha eu tenho uma Space e só posso dizer uma coisa: Não tenho procuração para defender ninguém, mas precisa de muito, mas muito esforço para se machucar no tal rebatimento. Me recusei a fazer o tal recall, mas era obrigatorio. Precisa ser muito "BOM" e "TALENTOSO" para conseguir tal feito. Que tal reclamar que a 130 Km/h o carro não consegue parar em 2,566m ??? Vamos processar a Volks...... Ah sim, com certeza o manual serve apenas para quando vender o carro, dizer que tem um manual NOVINHO E INTACTO (nunca foi aberto, :)

  • jose Damazio da Rocha

    Opinião do dia 23/10/2008 11:06:00 - Ja tive varios carros, mas nunca mim adaptei tão bem com a SpaceFox. O banco é detalhe, viajo muito é ocarro não mim deixa cançado, estou aguardando a chegada da nova spacefox crossox Obrigado volkswagem por fabrica esta maravilha para nos.

  • Samuel Orefice

    Opinião do dia 10/6/2008 03:11:00 - Depois do acontecimento "Decepa Dedos VW" feito pela mídia a imagem deste carro caiu muito. Eu vejo que o problema nem é o manual que vem junto com o veículo, as montadora não fazem testes suficientes para lançar um veículo, talvez pela ausência de empresas ou profissionais para fazer isto. O mais engraçado que é uma marca alemã e muito séria lá fora, vejo que além de um mero Recall a montadora vai ter que obrigatóriamente fazer uma bela ação de Marketing para que este pessoal que fizer o recall após não pare numa loja e entregue para pegar outro veículo de outra montadora. Mando cartas incansávelmente para montadoras, na verdade nem mando mais, para que eles invistam em segurança, este é o apelo maior, mas nada fazem, não sabem fidelizar os clientes, ainda um dia eles irão aprender com dor no bolso.

  • Creusa Gomes P. Filha

    Opinião do dia 4/6/2008 08:15:00 - Um dia eu sonhei em ter um carro desse, hoje estou sem condições. " F O X " a coisa linda.

  • EDUARDO PEEL

    Opinião do dia 4/6/2008 05:31:00 - Um absurdo a VW fabricar em plena era do ABS E AIRBAG - um carro com este acabamento e peças defasadas no tempo. Só podia ser em carro popular no BRASIL. Porque não continuaram adotando o sistema do GOLF que é muito mais seguro. LAMENTAVEL...