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Volkswagen Fox

Sistema de rebatimento atual

Sistema de rebatimento modificado

Alerta de segurança

Volkswagen chama proprietários de Fox, CrossFox e SpaceFox para recall!
publicado em 03/06/2008


Após fazer acordo com órgãos de defesa do consumidor, a Volkswagen iniciou hoje o recall do mecanismo de rebatimento do banco traseiro do Fox, CrossFox e SpaceFox.

Baixe papel de parede:
Frente do Fox Route 2008
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Traseira do Fox Route 2008
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Recall para meio milhão de carros
Ficou acertado que a Volkwagen fará o recall das unidades que possuem o traseiro com encosto inteiriço e com ajuste longitudinal, o que totalizaria cerca de 293 mil unidades. No entanto, a empresa resolveu estender a mudança a todos os modelos Fox produzidos no Brasil, o que totaliza 511.116 unidades.

A solução técnica
Para aperfeiçoar o mecanismo de rebatimento do banco traseiro, serão adicionados componentes nos modelos com banco traseiro de encosto inteiriço e corrediço (ajuste longitudinal). Também serão fixadas novas etiquetas de orientação e advertência em quatro pontos do banco.

O Manual do Proprietário do Fox, que já possui o descritivo da operação do mecanismo de rebatimento, vai receber um suplemento mais detalhado e com ilustrações atualizadas. Também será acrescentado a ele um folheto ilustrado com o passo-a-passo da operação de ampliação do porta-malas. Este material irá complementar as novas etiquetas, orientando, de forma didática, a correta operação do sistema.

Uma hora para fazer o ajuste
A instalação das peças e etiquetas levará, em média, uma hora. Os clientes devem marcar um horário para serem atendidos. Um consultor técnico verificará o tipo de banco. Se for um banco traseiro de encosto inteiriço e corrediço (ajuste longitudinal), o veículo receberá o kit de aperfeiçoamento do mecanismo. Se for um banco fixo ou bi-partido, o proprietário será orientado sobre como realizar a operação, mas não precisará receber o kit, pois estes modelos não participam do recall. O tempo de atendimento poderá variar dependendo da programação da concessionária.

O que muda?
1 -
A alça utilizada para destravar o encosto do banco traseiro será substituída por outra de cor vermelha, mais larga e mais comprida que a atual, melhorando o manuseio. Para que a alça fique corretamente posicionada, com uma extremidade no porta-malas e outra sobre o assento do banco traseiro, será adicionado um suporte metálico posicionador. Este componente passará pelo centro da alça e será fixado na travessa metálica da parte de trás do assento.

2 - Na parte posterior do encosto, sobre a argola onde é fixada a alça utilizada para destravar o mesmo, será adicionado outro suporte metálico. Sua função principal é fechar todos os orifícios, evitando a possibilidade de acesso. Além disso, este suporte retém a alça dentro da argola.

3 - Será adicionada ainda uma cobertura de plástico rígido sob a haste metálica do sistema de destravamento do encosto (que fica sob o assento). A finalidade também é bloquear um possível acesso.

4 - Novos adesivos serão fixados no banco – dois na parte inferior do assento, e dois na parte posterior do encosto. Todos contêm ilustrações e advertências sobre a correta operação do sistema, além de informar, passo-a-passo, como realizar o procedimento, que permanece inalterado.

5 - O anel de borracha, oferecido gratuitamente pela montadora aos proprietários dos modelos Fox, será retirado para permitir a instalação do kit.

Entenda o que aconteceu
Em fevereiro deste ano, a Volkswagen do Brasil foi questionada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), os Ministérios Públicos de São Paulo, Santa Catarina e Bahia, o Ministério Público Federal e o Procon de São Paulo sobre os acidentes ocorridos com nove proprietários do modelo Fox durante o manuseio do mecanismo de rebatimento do banco traseiro.

A Volkswagen prestou os devidos esclarecimentos e assinou, em 14 de abril, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Neste acordo inédito no País, a empresa se comprometeu a apresentar uma solução técnica com parecer emitido por instituto oficial antes de realizar o recall. O prazo estabelecido foi de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias. Em vez de um único instituto, a empresa decidiu contatar dois dos mais conceituados do Brasil: o INMETRO e o IPT.

Durante todo o período de desenvolvimento do mecanismo, a Volkswagen do Brasil colocou à disposição do público um hot site com informações detalhadas sobre a operação, e abriu uma linha direta para esclarecimentos.

Também nesse período, a Volkswagen do Brasil buscou, junto aos clientes envolvidos, as melhores soluções para cada um dos casos registrados. Desta forma, dos nove clientes que recorreram à Justiça, a empresa já chegou a acordo indenizatório com oito.

Fonte: Volkswagen
Texto: Equipe MotorClube

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