Você sabe a importância da visibilidade de um carro?
publicado em 11/08/2015

A segurança que um veículo oferece para seus ocupantes e para quem está de fora também está ligada diretamente ao campo de visão do motorista.


Quanto maior a visão dianteira, lateral e traseira do condutor para que observe o máximo possível o que acontece ao seu derredor, melhor é a visibilidade do carro e menor a chance de acontecer acidentes.

Pontos cegos
Cada veículo tem características próprias que influenciam nessa visibilidade, proporcionando uma maior área de visão e, portanto, diminuindo os pontos cegos. Quanto maior a área de pontos cegos de um carro, menos seguro ele é.

Índice de Visibilidade
Para ajudar na escolha de veículos mais seguros, existe o Índice de Visibilidade do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária). Esse índice é o resultado de uma análise da visão dianteira, lateral e traseira dos veículos e os classifica com uma nota de 0 a 5 estrelas. Quanto mais alta a nota, melhor a visibilidade.

Como são feitos os testes
Para se chegar ao valor do Índice de Visibilidade são realizados testes, nos quais os veículos são posicionados em uma área demarcada no chão, onde são posicionados objetos-padrão para cada tipo de área.

As medições das áreas frontais são realizadas com um obstáculo de aproximadamente 110 centímetros de altura, que simula postes e tem altura aproximada de uma motocicleta. Nas medições da visibilidade traseira, é utilizado um obstáculo de 60 centímetros de altura – semelhante à altura dos ombros de uma criança de 3 anos.

Esses obstáculos são utilizados para varrer a diagonal dianteira, lateral e traseira do veículo, identificando os pontos cegos do carro. Essas áreas são calculadas e inseridas em fórmulas matemáticas para compor o índice.

Alguns modelos e seus índices de visibilidade
De acordo com testes recentes do Cesvi Brasil, confira os 12 veículos mais bem avaliados no quesito visibilidade:

- AUDI S7 QUATTRO: 5 estrelas
- LAND ROVER RANGE ROVER: 5 estrelas
- CITROËN C4 LOUNGE: 4,5 estrelas
- JAGUAR XK R-S: 4,5 estrelas
- VOLKSWAGEN GOLF: 4,5 estrelas
- AUDI A3: 4 estrelas
- CITROËN C4 HATCH: 4 estrelas
- CITROËN C4 PICASSO: 4 estrelas
- FORD FOCUS: 4 estrela
- HONDA CIVIC: 4 estrelas
- HONDA FIT: 4 estrelas
- PEUGEOT 208: 4 estrelas


Fonte: CESVI BRASIL

Compartilhe esta notícia: