MotorClube MotorClube Cientista De Dados




Matérias sobre Manutenção Automotiva - Motor
border

11 Vícios que prejudicam o motor!
publicado em 24/06/2009

Se você tem hábitos de acelerar o carro antes de desligá-lo, ou mesmo ultrapassar a capacidade de carga permitida, a vida útil do seu veículo está comprometida.

Muitos motoristas não sabem que esses hábitos prejudicam o motor. Por isso, aqui vão algumas recomendações a serem tomadas no dia-a-dia.

O que você não deve fazer

1 - Não permita que o motor trabalhe em rotações muito baixas em marchas altas. O torque fica abaixo do necessário e compromete o propulsor.

2 - Não acelere o veículo desnecessariamente.

3 - Não ultrapasse o limite de passageiros ou de carga do seu veículo. Além de aumentar o consumo de combustível, isso causa um desgaste mais rápido na parte mecânica e na suspensão.

4 - Não deixe o motor "esquentar" com o veículo parado por muito tempo. A melhor maneira para atingir a temperatura ideal é colocar o veículo em movimento.

5 - Nunca desça uma ladeira em ponto morto porque a velocidade do veículo aumenta e os freios podem não conseguir pará-lo.

6 - Não fique com o pé no pedal da embreagem enquanto dirige. Esse vício causa a queima do disco da embreagem, além de prejudicar o rolamento e o volante do motor.

7 - Não segure o veículo na embreagem e no acelerador, enquanto você estiver parado numa ladeira, pois esse hábito prejudica o conjunto de discos e o platô, além de diminuir a vida útil da embreagem.

8 - Não acelere o veículo antes de desligá-lo. Nos veículos que possuem catalisador o perigo é maior porque a gasolina excedente fica dentro desse equipamento. Quando o veículo é ligado, ocorre uma explosão que danifica a cerâmica e os metais nobres do catalisador, além de diminuir o desempenho do motor e aumentar a emissão de gases nocivos.

9 - Não deixe que o nível de óleo ultrapasse o indicado no marcador. O excesso suja as velas e prejudica a queima de combustível.

10 - Caso seu veículo possua catalisador, não o faça pegar no "tranco". O combustível que não foi queimado se aloja no catalisador, aumentando o risco de superaquecimento do motor.

11 - Não permita o uso de qualquer tipo de óleo para pulverizar seu veículo, quando mandar lavá-lo. O catalisador trabalha em altas temperaturas e o contato com o óleo pode causar incêndio. E produtos à base de óleo de mamona ressecam a borracha, estragam as pastilhas e as lonas dos freios, além de propiciar o acúmulo de poeira e sujeira.


O que você deve fazer

1 - Ao descer uma ladeira, mantenha o veículo engatado.

2 - Quando chegar perto de um semáforo, tire o pé do acelerador e mantenha a marcha engatada; o motor diminui a velocidade e há economia dos freios.

3 - Nas estradas, assim que o veículo atingir a velocidade desejada, diminua a pressão do pé sobre o acelerador aos poucos para economizar combustível.

4 - Apenas verifique nível de óleo e de água no radiador quando o veículo estiver com o motor frio.

5 - O aparelho de som traz um número de fábrica (código de segurança), que está no manual do equipamento. Quando for trocar a bateria, é necessário saber esse número, pois você irá precisar dele para ligar novamente o aparelho de som.

6 - Mantenha o veículo em ponto morto quando você estiver parado em semáforos.

7 - Nunca "estique" a marcha em excesso, pois, além de gastar muito combustível, isso acaba entortando as válvulas e pode quebrar as bielas e até o bloco do motor.

8 - Tome muito cuidado quando for fazer ligação direta com cabos, em veículos com injeção eletrônica, usando como fonte de energia a bateria de outro veículo (técnica conhecida como "chupeta"). Ligue o veículo que vai fornecer energia, conecte primeiro os pólos positivos e depois os negativos à bateria. Deixe o motor funcionando de cinco a dez minutos em marcha lenta alta. O veículo que estiver recebendo a energia deverá permanecer desligado. Acione o motor apenas depois de já ter conectado os cabos. Caso não funcione e a bateria tenha que ser retirada, atenção: retire primeiro o cabo negativo, eliminando com isso a passagem de corrente e evitando problemas na parte eletrônica, que é bastante sensível.

9 - Acostume-se a dirigir com os vidros fechados. Isso diminui a resistência do ar e há economia de combustível.

10 - Respeite os intervalos indicados pelo fabricante para fazer as revisões.


fonte: Autoz
 


Matérias Relacionadas:


Nissan Novo Versa chega com motor 1.0 de três cilindros
Chegou o Novo Versa 2016 nas concessionarias com leves mudanças e novo motor.

Kia lança novo motor 1.0 de três cilindros
Kia Motors apresenta o inédito motor “Kappa” 1.0 T-GDI de três cilindros.

Mercedes C180 Brabus é vendido no Brasil por R$ 159 mil
Novo C180 da preparadora Brabus está à venda no Brasil.

Nissan New March ganha motor de três cilindros
O Nissan New March ganhou duas novidades, confira.

Citroen C4 Lounge THP ganha motor bicombustível
Citroën C4 Lounge, substituto do C4 Pallas, agora tem opção de motor flex na versão turbo THP.

Lancer Evolution X 2015 agora tem motor de 340 cv
Mitsubishi Motors apimenta ainda mais o esportivo Lancer Evolution X.

Chevrolet S10 2015 ganha motor flex de 206 cavalos
A linha 2015 da Chevrolet S10 chegou com novidades.



MotorClube
no Google+

Faça seu comentário ou opinião:





  • Marciocamura

    Opinião do dia 7/5/2012 14:09:00 - queria tirar uma duvida.se o carro tiver motor flex existe um reservatorio de gasolina no motor.tenho que trocar ou repor .qual o tempo pra isso?( marcio camurça)maracanaú ce!

  • Brunom Pendezza

    Opinião do dia 9/12/2011 14:41:00 - 7 - Nunca "estique" a marcha em excesso, pois, além de gastar muito combustível, isso acaba entortando as válvulas e pode quebrar as bielas e até o bloco do motor.eu fiz isso, o prejuizo já bateu 5.000R$ e só aumenta :D

  • Rodolfo Tripodi

    Opinião do dia 29/5/2011 02:12:00 - Achei só uma dica estranha de não poder esticar as marchas, pois pode quebrar as bielas o bloco do motor e entortar as valvulas, pois perguntei sobre isto a 1 mês atras ha um técnico da GM e ele me disse que não tinha problema algum pois o motor do carro foi feito para trabalhar. Só me deu um alerta cuidado com a redução de marcha e o corte de giro!!!Vocês poderiam me tirar essa duvida?

  • Marcelo Assumpção

    Opinião do dia 8/6/2010 11:25:00 - As informações são muito boas,mas concordo com o Jorge de Goiania.

  • jorge

    Opinião do dia 8/10/2009 04:36:00 - so teve um pequeno erro devido nao acelerar um veiculo antes de desligar pois quando voçe chega e desliga um veiculo de uma vez causa o motor muitas vezes pode nao estar bem arrefeçido com tempo obtrui junta da cabeça pode ir causando pequenos empeno no cabeçote dando passagem de agua ao oleo O IDEAL E SEMPRE NA HORA DE PARAR O VEICULO MANTER UMA ACELERAÇAO CONSTANTE ATE OS 2000 RPM POR UNS 30 SEGUNDOS PARA QUE A BOMBA DE AGUA CIRCULE BEM A AGUA EO MOTOR PARE DE TRABALHAR JA COM UMA TEMPERATURA MAIS BAIXA EVITANDO UMA TEMPERATURA VAPOR PARADA NO CABEÇOTE

  • adriano

    Opinião do dia 9/9/2009 03:37:00 - Saiba que foi de suma importancia !!! Pois acabei de comprar um carro 2008 semi-novo, por isto é muito util para quem só teve carro 92 (risos). Espero que continue assim, com essas dicas importante. Um abraço

  • Edson Rosa da Silva

    Opinião do dia 13/7/2009 06:23:00 - GOSTEI MUITO DESTAS INFORMAÇOES, A GENTE SEMPRE PENSA QUE JA SABE TUDO! MAS LOGO DEPOIS VEM. UMA, DUAS, TRES NOVIDADES; POR ISSO QUE FALO PRO OS MEUS FILHOS, A GENTE NUNCA SABE TUDO; MIUTO OBRIGADO PELAS INFORMAÇOES. E UM GRANDE ABRAÇO A TODOS DA EQUIPE.

  • Sirlene Marceli

    Opinião do dia 15/2/2008 09:18:00 - Legal, gostei das dicas, realmente é nescessário ter interesse por assuntos que se diz respeito ao veiculos, pois muitos apenas querem usar o veículo, mas não cuidam, principalmente mulheres, creio que é nescessário que as mulheres comecem a entender mais daquilo que usam para o seu próprio bem...