Vantagens do farol com lâmpadas de LED!
publicado em 26/06/2015

As lâmpadas incandescentes são baratas e duráveis, mas a tecnologia de diodos emissores de luz (ou LEDs) são mais eficientes. Entenda como funciona e conheça suas vantagens.


Lâmpadas Incandescentes
A tecnologia de lâmpada incandescente por muitos anos foi a principal forma de se obter luz, tanto para sinalizar quanto para iluminar. O seu princípio básico de funcionamento é um filamento aquecido pela corrente elétrica que emite uma luz amarelada. Apenas 25% da energia gasta é transformada em luz.

Vantagens da Tecnologia LED
A tecnologia LED tem como base um componente eletrônico de diodo que emite luz pela corrente elétrica. Enumeramos suas principais vantagens:

1. Como não é baseado no aquecimento do filamento, não acontece o processo de aquecimento e esfriamento constante do material, trazendo maior durabilidade. Para ter uma ideia, uma lâmpada incandescente pode durar cerca de mil horas, já a de LED pode chegar a 5 mil horas.

2. Por ser uma luz fria, não é preciso utilizar um bulbo de vidro, que quebra mais facilmente com pancadas e trepidações do veículo.

3. Sua tecnologia emite uma cor branca mais definida e potente;

4. A luz de LED se propaga mais rápido e permite ver objetos mais distantes com mais clareza. Segundo a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), essa velocidade e precisão pode diminuir a possibilidade de colisão em cerca de 60%.

5. Consome menos energia que a tecnologia incandescente e ainda é mais eficiente. Por exemplo: uma lâmpada de LED de 80 Watz ilumina melhor que uma de 130 Watz incandescente.

Dica final
É preciso ter cuidado na hora de comprar lâmpadas de LED para seu carro. Fuja das lâmpadas que não têm garantia de origem. Existem muitas lâmpadas de LED "xing-ling" que são baratas, mas de péssima qualidade, queimam logo ou apresentam defeito.

Compartilhe esta notícia: