Vai viajar de carro com seu recém-nascido? Ofereça segurança e conforto!
publicado em 07/01/2010



A cabeça do recém-nascido pesa quase a metade do seu peso corporal, por isso o pequeno precisa de cuidados redobrados ao viajar de carro.

Banco sempre voltado para trás
Qualquer bebê ou criança nunca deve ser transportado no colo, mas em assento próprio para sua idade ou tamanho. O assento da criança recém-nascida deve ser devidamente fixado e voltado para trás do veículo.

Por causa do peso e tamanho da cabeça, aliado à alta flexibilidade do pescoço - devido ao prematuro desenvolvimento da coluna vertebral, músculos e ligamentos dessa região - o bebê novinho torna-se muito mais vulnerável às forças de impacto de uma colisão. Por isso, o bebê deve sempre viajar com o banco voltado para trás do carro. Este simples ato diminui a probabilidade da criança em sofrer algum ferimento, para menos de 90%.

Outros cuidados
Não deixe o bebê sentado por longo tempo. Faça pausas durante a viagem e, com o carro estacionado em local seguro, pegue o bebê no colo ou coloque-o para descansar deitado.

Retire casacos ou roupas folgadas para que o cinto de segurança do assento fique o mais justo possível do corpo do nenê, sem tornar isso um incômodo para ele. Não deixe o bebê com muitas roupas para evitar o superaquecimento do seu corpinho e a possível desidratação. Bebês desidratam rapidamente.

Quando adquirir um novo assento
Somente entre os nove e dezoito meses de idade que deve ser adquirido um novo assento para o bebê. Vale a dica: se o bebê cresceu e a cabeça atingir o topo do assento, compre outro assento maior.

Fonte: Volvo Cars

Compartilhe esta notícia: