Uso da cadeira para auto é prorrogada!
publicado em 09/06/2010



A Resolução 277/08 do Contran que entraria em vigor hoje, dia 9 de junho, foi prorrogada para o dia 1º de setembro. A falta no mercado de cadeirinhas de segurança e assentos de elevação (booster) causou a mudança.

Nova data
Ontem, o presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Alfredo Peres da Silva, anunciou que a fiscalização do uso dos equipamentos de retenção para o transporte de crianças será prorrogado para começar a partir do dia 1º de setembro.

Falta de preparo com antecedência
Apesar da Resolução 277 do Contran ter sido publicada a dois anos atrás, definindo um prazo de dois anos para os brasileiros se adequarem a nova lei, isso não aconteceu. Como sempre, boa parte dos brasileiros deixam tudo para última hora, inclusive o comércio, que também não preparou-se para a demanda.

Regras
Crianças de até um ano de idade devem ser transportadas no conversível ou bebê conforto; crianças entre um e quatro anos deve usar cadeirinhas de segurança e crianças de quatro a sete anos e meio devem usar assentos de elevação. Crianças de até dez anos devem andar sempre no banco traseiro.

A partir de setembro
Quem não andar na linha a partir de setembro vai receber a penalidade prevista no artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro: infração gravíssima, multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira de motorista, além da retenção do veículo até que o carro fique regular para carregar crianças.

Não se acomode, proteja agora
Não espere até setembro ou o mercado normalizar a oferta dos equipamentos. Proteja o seu filho o mais rápido possível, transportando-o com segurança.


Fonte: Contran
 

Compartilhe esta notícia: