Toyota FCV, um carro que gera e compartilha energia limpa
publicado em 09/12/2015

A Toyota apresentou no último Salão de Tóquio o seu primeiro modelo de carro compacto conceito movido a célula de hidrogênio, o FCV Plus. Mais que um carro, o FCV é um gerador ambulante de energia limpa.


Hidrogênio comprimido tem uma densidade de energia mais elevada do que energia elétrica, pode ser gerado a partir de uma grande variedade de matérias-primas e é fácil de ser armazenado.

Pensando nisso a Toyota desenvolveu primeiro o Mirai, carro sedã movido a célula de hidrogênio e passou a produzi-lo comercialmente. O Mirai é derivado do FCV Concept, um grande sedã apresentado pela primeira vez em 2013 no Salão de Tóquio que tinha uma automomia de até 500 km. Agora, a novidade fica por conta de um modelo mais compacto, o FCV Plus Concept.

Características do FCV
Além de seu próprio tanque de hidrogênio, o FCV Plus também pode gerar eletricidade diretamente do hidrogênio armazenado fora do veículo, sendo assim, ele pode ser transformado em uma fonte estável de energia elétrica para utilização doméstica, por exemplo.

O FCV pode gerar e também compartilhar a energia gerada. Quando o carro não está sendo usado como um meio de transporte, ele tem a capacidade de compartilhar suas capacidades de geração de energia com a comunidade local, atuando como um gerador e distribuidor de energia.

A célula de combustível fica entre os pneus dianteiros, e o tanque de hidrogênio é localizado atrás do banco traseiro. A adoção de motores independentes nas quatro rodas permite uma cabine espaçosa mesmo num carro compacto.

As peças funcionais na parte traseira e dianteira do FCV Plus movido a célula de combustível de última geração cria um equilíbrio de peso ideal e oferece um amplo campo de visão ao condutor. Suas dimensões: 3,8 m (comprimento), 1,75 m (largura), 1,54 m (altura) e 3 m (distância entre-eixos).

Vendas Mundiais de Veículos
Vendas Mundiais de Veículos
Vendas Mundiais de Veículos
Vendas Mundiais de Veículos
Toyota FCV Plus Concept 2015
Compartilhe esta notícia: