Teste confirma que carro vendido no Brasil não é seguro
publicado em 19/10/2010



Ontem foi inaugurado em São Paulo o Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina, o Latin NCAP. Foram divulgados os resultados do crash test (teste de colisão) de nove carros, entre eles os mais vendidos do país: VW Gol e Fiat Palio. Estamos muito mal em segurança veicular. .

Nove carros testados
O Latin NCAP é uma entidade criada pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), supervisionada pela matriz europeia Euro NCAP. No Brasil, a Latin NCAP é representada pela Pro Teste e foi criada para avaliar os carros novos vendidos na América Latina. Passaram pelo teste nove veículos: Toyota Corolla, Chevrolet Meriva, Fiat Palio, Volkswagen Gol, Peugeot 207 e Geely CK1 ( Gol, Peugeot 207 e Palio com e sem airbag).

Você lembra?
Em 2007 a Euro NCAP fez o primeiro crash teste com um veículo brasileiro. O crash teste comparava o VW Fox europeu com o VW Fox brasileiro. Na verdade os dois veículos são produzidos aqui, só que o Fox que vai para Europa já sai de fábrica com todos os itens de segurança, enquanto que no Fox vendido no Brasil estes itens seriam opcionais. Detalhe, os dois carros custavam quase a mesma coisa. Resultado: enquanto numa colisão de 55 km/h o motorista brasileiro morreria, o motorista europeu não. o Fox europeu ganhou 4 estrelas no teste, enquanto que o nosso ganhou 1 estrela e meia...

O problema continua
A falta de leis que obriguem os carros fabricados para o mercado nacional saírem de fábrica com todos os itens de segurança e também a cultura do brasileiro de não valorizar ou mesmo não investir nesses itens, também pelo motivo de serem muito onerosos aqui, contribuem para que que industria automotiva nacional lucre cada vez mais no Brasil com carros pouco equipados e inseguros.

Mudança lenta
Mesmo com tantas estatísticas de morte no trânsito, somente ano passado a legislação brasileira começou a agir. A Resolução nº 311 do Contran instituiu a partir de 2012 o uso obrigatório do air bag e criou normas para a sua instalação e a Resolução nº 312 prevê o uso obrigatório do freio ABS a partir de 2014.

Resultado geral dos testes
Veja o quadro do resultado geral do primeiro crash test feito pela Latin NCAP .

Crash Test de carro novo
 

 

Método e velocidade dos testes

Os carros avaliados pela Latin NCAP passaram até agora somente pelo teste de colisão frontal a 64 km/h, no mesmo método e padrão da Euro NCAP. Os passageiros dos veículos foram simulados por dois bonecos adultos no banco da frente e dois bonecos representando crianças de 3 anos e 18 meses no banco traseiro.

 

São três tipos de testes. O teste de colisão frontal utiliza barreiras deformáveis, com o automóvel a 64 km/h, e com uma compensação de 40% entre o carro e a barreira. Simulando, neste caso, dois veículos vindo em direção oposta e colidindo na velocidade de 55 km/h a 40% do impacto. Já o teste de colisão lateral é feito com barreira deformável móvel para impacto do veículo a 50 km/h. O teste de colisão em postes acontece com o deslocamento do veículo sobre uma plataforma móvel a 29 km/h, para avaliar a proteção da cabeça dos ocupantes em carros com air bag lateral.

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