Segurança de série: freios ABS e airbags frontais
publicado em 20/06/2012

A legislação brasileira prevê que até 2014 todos os automóveis de passageiros e comerciais leves vendidos no Brasil deverão contar com freios ABS e airbags frontais de série. A implantação nos modelos já existentes é gradual e, a partir de janeiro deste ano, deve incluir pelo menos 30% dos veículos de cada fabricante.

Origem do ABS

Desde seu desenvolvimento em 1978, quando tinha sua aplicação em aviões e trens, o sistema de gerenciamento eletrônico para não bloquear as rodas durante freadas de emergência (ABS) foi evoluindo por gerações. A utilização de novas centrais de controle com processadores mais velozes permitiu acelerar a aplicação numa quantidade maior de veículos em todo mundo.



Eficácia do ABS
O sistema de freios antibloqueio evita que uma ou mais rodas do carro travem durante a frenagem, mesmo em pisos molhados ou com índices de aderência diferentes entre um lado e outro do veículo. Desta forma, mesmo em frenagens fortes, o veículo mantém a trajetória e o motorista consegue fazer manobras de desvio capazes, muitas vezes, de evitar colisões graves.

Na chuva, o ABS reduz consideravelmente a distância necessária para parar o carro, comparado ao sistema de freios tradicional.

A necessidade do airbag
Quando o assunto é segurança passiva, os airbags podem salvar vidas ou reduzir a gravidade dos ferimentos do motorista e do passageiro da frente, em caso de colisões. As bolsas de ar são infladas em fração de segundo por sensores capazes de avaliar a desaceleração brusca do veículo, amortecendo o choque do corpo dos ocupantes contra o volante ou o painel do carro.

Efetividade do airbag: cinto de segurança
É importante lembrar que o airbag não substitui o cinto de segurança, que deve ser usado todo o tempo em que o carro estiver em movimento. Em uma colisão, além de evitar que os usuários do carro sejam arremessados para fora, o cinto mantém os passageiros em seus lugares, fazendo com que a ação dos airbags seja mais efetiva.

Rodas de liga leve em segundo plano
O maior investimento que você pode fazer é na manutenção da sua vida e das pessoas ao seu redor. Portanto, antes do DVD ou das rodas de liga leve, invista na segurança em seu automóvel: freios com ABS e sistema airbag, o mínimo para começar bem a viagem.

Fonte: Coluna Mecânica Online - por Tarcisio Dias
Tarcisio Dias é técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista. É gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® e desenvolve a Coleção AutoMecânica.

Segurança: freio ABS e airbag

Antes do DVD ou rodas de liga leve, invista na sua segurança

Compartilhe esta notícia: