Matérias sobre Vender e Comprar - Vender/Comprar
border

Qual o melhor lugar para comprar um carro?
publicado em 15/07/2008

A pesquisa na internet e em classificados de jornal é importante e serve de referência antes de visitar o carro pretendido em um estabelecimento comercial, feirão ou residência particular. Na hora de comprar seu veículo é fundamental entender como funciona cada tipo de negócio para não cair em armadilhas. Vejamos:

1 - Concessionárias e lojas
- É onde o semi-novo sai mais caro;
- Normalmente valorizam o seu carro se for trocar por um outro financiado. Não se empolgue com essa valorização. Com a opção de financiamento vão tentar "empurrar" uma taxa de juros maior. Negocie a taxa, neste caso;
- Oferecem garantia do motor, procedência e revisão do veículo;
- Pode dar uma volta e conferir o estado real do carro.

2 - Leilões
-
Parte dos carros oferecidos pertenceram a frotas de empresas e já rodaram muito. Boa parte foram recuperados de seguradoras por terem sido roubados ou batidos;
- Os melhores carros normalmente já estão de "carta marcada" para alguém;
- Você não pode dar uma volta no carro e nem ligar o motor. Terá que confiar nas informações do leiloeiro;
- Se o leilão for promovido por uma montadora tem chance de ser confiável. Mesmo assim, não poderá ligar o motor ou abrir o veículo.

3 - Feiras
-
É um dos locais onde semi-novo sai mais barato, mas o risco é muito alto;
- Serve apenas para dar uma olhada nas ofertas, se o carro pertencer a uma empresa conhecida;
- Nem sempre dá para rodar com o veículo pretendido;
- Há muito carro ruim disfarçado e muitos vendedores clandestinos esperando a oportunidade de fisgar um comprador ansioso. Depois que o feirão acaba, você não tem um endereço para reclamar depois, vai ter que contar com a honestidade do vendedor.

4 - Particulares
-
Pode haver uma boa oportunidade, mas o risco é grande;
- Não tem garantia legal após a compra. Inclusive, o PROCON orienta que o negócio entre pessoas físicas não constitui uma relação de consumo;

Para todos os casos é preciso ser frio na hora de fechar o negócio e verificar o máximo de informações sobre o veículo e a transação comercial. A ansiedade pode levar a queimar etapas e se precipitar. Leia outras matérias com dicas que elaboramos para você comprar com segurança:

Dicas para não ser enganado na hora de avaliar um carro semi-novo!
 
11 dicas para comprar um veículo com segurança!

Já comprou um carro em desses locais e se deu mal? Conte sua experiência abaixo.

Texto: Equipe MotorClube


Matérias Relacionadas:


Carro financiado: o que fazer para gastar menos?
Não vê a hora de comprar o carro dos seus sonhos? Não saia desinformado de casa, principalmente se for comprar seu automóvel financiado.

11 dicas para comprar um carro novo com segurança!
Na hora de comprar um carro novo seja prudente e observe algumas dicas para que não caia nas armadilhas dos oportunistas.

Comprando um semi-novo: aprenda a examinar o visual
Detalhes no visual de um carro pode dizer muito sobre sua manutenção e desgaste. Conheça algumas dicas para não ser enganado.

Comprar carro colorido: uma aposta ousada!
Carros de cores vibrantes estão mudando a paisagem. O consumidor é a chave para essa mudança dar certo ou não.

Dicas para não ser enganado na avaliação do carro semi-novo!
O bom papo de um vendedor, a falta de conhecimento e a ansiedade podem levar a uma decisão precipitada no momento da compra de um carro semi-novo. Conheça dicas práticas que ajudam a identificar alguns problemas e o real estado de conservação do veículo.

Quais as tendências para cor de automóvel até 2015?
O grupo de desenvolvimento de cores da PPG que estuda há anos as tendências mundiais apresentou recentemente seu último estudo sobre as tendências do mercado de cores de automóveis para até 2015.

Faça um bom negócio vendendo seu usado por conta própria
A principal vantagem de vender seu carro por conta própria é que você não perderá dinheiro com a comissão do vendedor que atualmente varia entre 5% a 10% do valor do carro.



MotorClube
no Google+

Faça seu comentário ou opinião:





  • Richard

    Opinião do dia 4/12/2009 10:21:00 - Maravilha as informações, mas afinal de contas, onde se deve comprar um carro usado?

  • Euprônio Neto

    Opinião do dia 31/8/2009 07:12:00 - Muito boa matéria...

  • valdeci lopes da silva

    Opinião do dia 16/7/2008 03:33:00 - Ótima esta matéria, apenas faltou a opção das locadoras, que sempre tem preços tentadores e chegam a ser até 20% mais baratos. Eu mesmo já comrpei alguns e são ótimos só que muitos rodados tem de escolher bem, mas valeu mesmo. Para quem ama carros como nós é uma boa dica, ok?! De Fernandópolis para todos os amantes de carros, ok! Fui!!!!!

  • edmilson

    Opinião do dia 15/7/2008 07:18:00 - Maravilha as informações, mas afinal de contas, onde se deve comprar um carro usado?