Punições para quem dirige embriagado
publicado em 02/09/2006


A regulamentação de trânsito prevê que infratores que dirigem sob influência do álcool e expõem terceiros a riscos ou provocam acidentes de trânsito estão cometendo crime. A pena varia de 6 meses a 3 anos de prisão.

Dirigir embriagado dá multa e é infração de natureza gravíssima. A multa é de R$ 820,00 com suspensão do direito de dirigir e detenção de seis meses a um ano.

O que fazer se o meu amigo insistir em dirigir alcoolizado?
Se você estiver numa mesa de bar ao lado do amigo que vai dirigir o carro depois, preste atenção: você pode ajudar a evitar que uma possível tragédia aconteça. Siga as orientações abaixo caso você acabe fazendo parte de uma situação como essa:

1 - Se você tem carteira de habilitação e não acompanhou o seu amigo na ingestão de bebida, fique responsável pelo volante. Não deixe que o seu amigo dirija, por mais que ele insista.

2 - Converse com ele. Tente fazer o seu amigo se conscientizar que pode tirar não apenas a vida dele como a sua e de outras pessoas que podem acabar sendo vítimas de atropelamentos causados por ele.

3 - Caso seu amigo beba ao ponto de desmaiar, leve-o para um pronto-socorro

4 - Não dê banhos frios. Ao contrário, tente mantê-lo aquecido

5 - Esqueça o mito de que o café forte corta o efeito da bebida. Apesar de estimulante, o café em nada altera os efeitos da embriaguez

Importante
Não seja passageiro de ninguém que tenha bebido, mesmo que só um pouco. Muitas vezes, doses pequenas podem comprometer a habilidade do motorista. Fique atento. A vítima pode ser você.

 

Tabela do álcool
Taxas de álcool por dose
 
Efeitos no motorista
Uma latinha de cerveja
Uma dose de uísque
Uma dose de pinga
 

Esse é o seu limite
 
Duas latinhas de cerveja
Duas taças de vinho
Duas doses de uísque
Duas doses de Pinga

Você fica com sua visão mais sensível e sua noção de distância e velocidade diminuem.
Três latinhas de cerveja
Três taças de vinho
Três doses de uísque
Três doses de pinga
 

Seu reflexo fica comprometido. Dirigir neste estágio é perigoso.
 

 

fonte: Departamento de Trânsito do Paraná

Compartilhe esta notícia: