O catalisador de seu carro pode fazer você perder dinheiro!
publicado em 15/10/2009



Segundo a Mastra Escapamentos e Catalisadores, fabricante de sistemas de exaustão, o uso de catalisadores falsos ou ocos podem aumentar o consumo de combustível em até 20% e aumentam a poluição do ar.

Dado de pesquisa
Um estudo do Sindicato de Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa), mostra que um catalisador que não funciona adequadamente por conta de quebra, derretimento ou entupimento aumenta o consumo de combustível. Por isso o motorista gasta mais de R$ 500,00 em custos adicionais de combustível anualmente.

Valdecir Rebelatto, gerente de Engenharia e Qualidade da Mastra Escapamentos e Catalisadores, diz que é preciso tomar cuidado com catalisadores falsos formados por apenas uma carcaça soldada a um tubo e que geralmente são mais baratos que os originais. Segundo Valdecir, esse tipo de peça não cumpre com sua finalidade de catalisador.

Catalisadores falsos e verdadeiros
Além do aumento no consumo, catalisadores fora dos padrões aceitos mudam as taxas de contrapressão, alteram o sistema de injeção, causa o arraste de óleo do motor e desgasta as peças do carro antes do tempo. Um catalisador original de veículos novos dura no mínimo 80 mil quilômetros.

Se acontecer do catalisador trincar, quebrar, derreter ou entupir a cerâmica, é preciso fazer a troca da peça. Os catalisadores de reposição devem durar 40 mil quilômetros no mínimo conforme regulamentação do CONAMA.

Fonte: ALFAPRESS
Texto: Equipe MotorClube

Compartilhe esta notícia: