Matérias sobre Direção Segura - Leis de Trânsito
border
Exemplo de nova placa de identificação de veículo

Conheça as novas regras para placas de  veículos!
publicado em 02/01/2008

Neste 1 de janeiro de 2008 entrou a nova regra que padroniza o tipo de letra utilizado nas placas de identificação dos veículos em todos o país.

A Resolução 231, do Conselho Nacional de Trânsito (Cotran), padroniza que a fonte utilizada nas placas a deverá ser a Mandatory. Segundo o órgão, essa tipologia facilita a identificação por apresentar caracteres bem definidos.

Confusão de letras
Antes, em cada estado podia escolher o tipo de fonte. No Rio de Janeiro, por exemplo, era adotada a tipo Helvética. No Mato Grosso do Sul havia muitos problemas na identificação eletrônica das letras "O" e "D" em fotos tiradas em lombadas eletrônicas.

Só veículos novos, por enquanto
Os veículos registrados até o primeiro dia do ano não precisarão substituir suas placas, poderão circular normalmente com as placas que estejam em bom estado de conservação.

Película refletora só para motos e triciclos
Para algumas categorias de motos e triciclos será necessário a utilização de uma película refletora. O item é quase imperceptível a olho nu, mas aumenta a reflexão da luz e facilita a identificação dos caracteres.

As mudanças propostas pela Resolução visam atender a solicitação da Secretaria Nacional de Segurança Pública e de órgãos de trânsito com a finalidade de melhorar a visibilidade das placas garantindo uma melhor identificação do veículo.

Texto: Equipe MotorClube


Matérias Relacionadas:


Exames para que motoristas recuperem a habilitação entram em vigor!
Os motoristas condenados por crime de trânsito ou envolvidos em acidentes graves deverão prestar exames para voltar a dirigir.

Projeto de Lei quer manter mudanças em carros por 3 anos!
O projeto quer obrigar aos fabricantes que durante um período mínimo de três anos 80% das características dos modelos permaneçam inalterados.

Você conhece as causas de suspensão e cassação da CNH?
Para se prevenir e se defender dos infratores, conheça as causas de suspensão e cassação da carteira de motorista previstas em lei.

Por dentro das novas regras para tirar carteira de motorista!
Dia 1º de janeiro entra em vigor as novas regras para quem vai tirar a primeira carteira de motorista. O curso de formação de condutores vai ter uma carga horária maior.

Lei Seca pode reduzir seguro automotivo em até 10% para 2009!
Além de evitar acidentes, a Lei Seca pode reduzir o preço do seguro para o próximo ano. É a previsão do Banco GMAC, da Chevrolet.

Você é a favor da lei do airbag?
Qual sua opinião sobre a nova lei que torna o airbag obrigatório no Brasil? Poderá elevar preços do carro popular?

Contran cria novo sistema de identificação de veículos
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a criação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (SINIAV) que tem o objetivo de planejar e implantar ações de combate a roubo e furto de veículos e cargas assim como gerir o controle de tráfego.



MotorClube
no Google+

Faça seu comentário ou opinião:





Opinião de Wilson Matias da Silva do dia 08/08/2012 12:18:28 - conheça nosso site:www.diplacas.com.br

  • dionatan

    Opinião do dia 11/7/2011 10:33:00 - o seguinte para quem acha q é mais uma forma de roubar dinheiro do povo,,eu trabalho em uma loja di placas, e é obrigatoriamente o uso do novo modelo só para carros novos ou feito a tranferencia de municipio..se a sua placa esta em bom estado não a motivo para troca-la, e se for para a melhor visualização e para melhor segurança não vejo motivo .para reclamar...se alguém de sua familia fosse atropelado e vc não pudesse ver a placa pelo motivo ``dela estar muito apagada ou pelo motivo de não identificala ..dai ia dor né ...

  • edson

    Opinião do dia 3/12/2010 11:44:00 - simplesmente mais uma forma de roubar das pessoas em forma de lei, e nos como sempre aceitamos tudo calados, quero ver até quando vai a nossa burrice e covardia.

  • FRANCISCO ALEXANDRE VENANCIO

    Opinião do dia 29/1/2008 09:03:00 - Gostaria de saber se vai adiantar esta mudança nas placas. Tenha como exemplo o deputado que passou e não pagou pedágio e ainda mostrou como se faz para burlar numa emissora de tv. Só que um cidadão compra uma moto para trabalhar e ganhar o pão, fica sem trabalhar e sem ganhar o pão. Só lhe sobra dívidas e mais dívidas.

  • Bier Pontes

    Opinião do dia 10/1/2008 06:56:00 - Eu acho que esses caras não tem o que fazer, então, ficam imaginando, aí bolam essas besteiras para mostrarem serviço, provando que são inconpetentes. Lembram do kit de primeiros socorros ?

  • Bie Pontes

    Opinião do dia 10/1/2008 06:56:00 - Eu acho que esses caras não tem o que fazer, então, ficam imaginando, aí bolam essas besteiras para mostrarem serviço, provando que são inconpetentes. Lembram do kit de primeiros socorros ?

  • Bier

    Opinião do dia 10/1/2008 06:56:00 - Eu acho que esses caras não tem o que fazer, então, ficam imaginando, aí bolam essas besteiras para mostrarem serviço, provando que são inconpetentes. Lembram do kit de primeiros socorros ?

  • ILTON LOPES

    Opinião do dia 9/1/2008 01:53:00 - O GOVERNO FEDERAL, ESTADUAL, MUNICIPAL, ESQUECERAM DE UMA COISA AS PLACAS DAS ESTRADAS FEDERAL ESTAM ESCONDITAS NO MATOS QUANDO TEM, AS ESTADUAIS NEM SE FALA NÃO TEM DEJEITO NEUM AS MUNICIPAIS E FEITAS PARA OS GUARDAS DE TRANSITO MULTAR O CONDUTOR E UMA VERGONHA ESTE NOSSO PAIS.

  • Anonymous

    Opinião do dia 7/1/2008 10:35:00 - É sempre valido mudanças para evitar acidentes no transito, mas muitas delas são para fazer caixa, dos orgãos controladores com cobranças de taxas, já não basta a fábrica de dinheiro que são essas barreiras eletrônicas.

  • Anonymous

    Opinião do dia 7/1/2008 10:21:00 - Essa nova forma padrão das placas dos automóveis é interessante, mas logo será adotada para todos. Nós já pagamos caro nosso IPVA agora vem essa, onde vamos parar. Esse tipo de identificação é para alavancar mais multas para os estados e não para melhorar o trânsito.

  • Anonymous

    Opinião do dia 7/1/2008 09:59:00 - Já vão mexer no meu bolso mais um pouquinho.....Começa com o carro novo, depois certamente passará para os usados e quem paga a conta? Nós como sempre...

  • Anonymous

    Opinião do dia 7/1/2008 03:30:00 - E tome besteira no juizo da gente ! Faço minha as palavras do Juarez acima , É inconcebivel que tanto a fazer nesse pais para diminuir clonagems, acidentes , roubos de carros e etc e os caras estao preocupados com as letras das placas. Acho quer alguem nao tem juizo ou o que fazer , ou realmente vai dar muito lucro para a troca de letras das placas.

  • Anonymous

    Opinião do dia 6/1/2008 10:02:00 - Cuidar dos objetivos principais seria o mais importante, ou seja, as estradas, a nossa segurança nas rodovias, os buracos, etc... E, novamente os bons paragarão pelos ruins...

  • Anonymous

    Opinião do dia 6/1/2008 08:49:00 - Demorou, porém alguem enxergou que várias placas eram construidas para dificultar na hora de se anotar para uma infração. Agora dará para se notar se esta com fita isolante por cima das letras e números.

  • Anonymous

    Opinião do dia 6/1/2008 03:16:00 - Eu gosto de qualquer medida que vise o bem-estar da população, só queria que as autoridades revisem tambem o valor IPVA que na maioria dos estados são caríssimos!!

  • JOSÉ HUMBERTO

    Opinião do dia 5/1/2008 09:36:00 - Concordo com a padronização dos modelos de placas e letras. Muitos veículos transitam nas cidades e muitas vezes fica difícil identificar o número da placa. Para os mal informados: a mudanã é somente para veículos novos, ou para quem for mandar fazer novas placas.

  • Anonymous

    Opinião do dia 5/1/2008 02:02:00 - Toda medida tomada para que venha a diminuir acidentes e poupar vidas no trânsito essa deve ter um ponto positivo, pois só quem perdeu alguém dessa forma sabe o que passa só lamento que medidas como estas demoram a ser tomadas!

  • Anonymous

    Opinião do dia 4/1/2008 10:04:00 - Cascata, quem vai lucrar com essa medida? não serei eu.Tanto buraco nas estradas, e os caras trocando placas de carro, realmente, placa velha provoca desastres