Conheça as novas regras para placas de  veículos!
publicado em 02/01/2008


Neste 1 de janeiro de 2008 entrou a nova regra que padroniza o tipo de letra utilizado nas placas de identificação dos veículos em todos o país.

A Resolução 231, do Conselho Nacional de Trânsito (Cotran), padroniza que a fonte utilizada nas placas a deverá ser a Mandatory. Segundo o órgão, essa tipologia facilita a identificação por apresentar caracteres bem definidos.

Confusão de letras
Antes, em cada estado podia escolher o tipo de fonte. No Rio de Janeiro, por exemplo, era adotada a tipo Helvética. No Mato Grosso do Sul havia muitos problemas na identificação eletrônica das letras "O" e "D" em fotos tiradas em lombadas eletrônicas.

Só veículos novos, por enquanto
Os veículos registrados até o primeiro dia do ano não precisarão substituir suas placas, poderão circular normalmente com as placas que estejam em bom estado de conservação.

Película refletora só para motos e triciclos
Para algumas categorias de motos e triciclos será necessário a utilização de uma película refletora. O item é quase imperceptível a olho nu, mas aumenta a reflexão da luz e facilita a identificação dos caracteres.

As mudanças propostas pela Resolução visam atender a solicitação da Secretaria Nacional de Segurança Pública e de órgãos de trânsito com a finalidade de melhorar a visibilidade das placas garantindo uma melhor identificação do veículo.

Texto: Equipe MotorClube

Compartilhe esta notícia: