Motorista, você sabe cuidar de sua coluna?
publicado em 21/07/2011


 


Os paulistanos passam cerca de 2h40min em média dentro do carro, segundo pesquisa feita pelo Movimento Nossa São Paulo. Isso não difere muito do que acontece nas outras grandes cidades. Por isso a pergunta: você sabe o dano que isso causa em sua coluna? Conheça dicas importantes e mude sua postura ao dirigir.
 

Perigo silencioso
Não é somente com acidentes que devemos nos preocupar quando passamos muito tempo no volante. O perigo é silencioso e quase ninguém se preocupa com ele: o posicionamento errado da coluna vertebral quando se está dentro do carro. Hoje já são 85% da população mundial que sofre de problemas na coluna, segundo a OMS.
 

Seu carro é adequado a você?
Na maioria das vezes, as pessoas compram carros que não são compatíveis com a forma e tamanho do seu corpo. Lesões à coluna vertebral serão o resultado de muitas horas sentadas em bancos inadequados.
 

Teste drive de 20 minutos
Quando for escolher um carro novo leve em consideração também a ergonomia e o conforto que o interior do veículo oferece ao seu biotipo. Segundo o quiropraxista Dr.Jason Gilbert, autor do livro “O segredo da coluna saudável – Siga os passos para uma coluna sem dor”, deve-se fazer um teste drive de pelo menos 20 minutos e observar se o motorista ainda se sente confortável.
 

Volkswagen Polo 2011


Mais dicas de prevenção
Observe outras dicas que previnem danos a coluna de motoristas do Dr. Jason Gilbert:

1 - A poltrona deve ser regulada de acordo com suas necessidades. Ela precisa ser firme para apoiar a coluna e as costas. O acento tem de ser mais largo que os quadris do motorista e o apoio da coluna suficientemente largo para encaixar os ombros;
2 - Se a sua poltrona não possui um bom apoio lombar adquira um, mantendo a coluna bem alinhada e em boa postura;
3 - Mantenha sempre os cotovelos ao lado do corpo alinhados aos ombros;
4 - O motorista deve descer do carro sem fazer muito esforço, diminuindo os riscos de lesões musculares;
5 - Os calcanhares devem estar apoiados no chão. Para as mulheres, é recomendado que evitem salto alto na hora da direção;
6 - Ao descarregar o porta-malas, é necessário flexionar o corpo ou se agachar, contraindo os músculos abdominais e segurando o peso o mais próximo possível do corpo;
7 - Em viagens muito longas, saia do carro a cada duas horas, caminhe um pouco, levantando os joelhos para o alto e alongando-se.

Compartilhe esta notícia: