Matérias sobre Manutenção Automotiva - Exterior
border
Embaçamento no vidro do carro

Medidas simples evitam o embaçamento do vidro
publicado em 12/05/2009

Em tempos de chuva é muito comum o pára-brisa embaçar dificultando a visibilidade. O embaçamento é provocado pela umidade, ou seja, a infiltração de água na cabine aumenta a quantidade de vapor no interior do veículo, prejudicando a visão do motorista.

Alguns cuidados tomados no dia-a-dia podem minimizar os efeitos do embaçamento:

1 - O pára-brisa deve estar sempre limpo e para mantê-lo assim é necessário utilizar periodicamente álcool, ou algum produto especial para a limpeza dos vidros, que deve ser aplicado com papel absorvente; não é recomendável o uso do jornal. A sujeira e a gordura favorecem o embaçamento, por isso é importante manter os vidros limpos internamente.

2 - Os motoristas que possuem carros com ar-condicionado podem, para evitar o embaçamento, dirigir o fluxo do ar para o pára-brisa em velocidade máxima do ventilador. Ao esfriar, o pára-brisa pode apresentar "ilhas" de embaçamento, que podem ser evitadas com o aumento da entrada de ar quente no sistema.

3 - Os filtros do ar-condicionado devem ser trocados a cada seis meses ou a cada 15 mil quilômetros, mas, caso a eficiência do produto esteja prejudicada, é necessário trocá-lo antes dos prazos previstos. O acúmulo de poeira no filtro reduz a entrada de ar no interior do veículo.

4 - Para os veículos que não possuem ar-condicionado, o aquecedor e o ventilador podem auxiliar o motorista a se livrar do embaçamento. Nos dias quentes utiliza-se o ventilador, em velocidade máxima, funcionando na posição desembaçadora. Neste caso não se deve utilizar o aquecedor que favorece o embaçamento do vidro.

O controle de recirculação de ar externo pode ficar fechado ou aberto, conforme a temperatura externa. Nos dias frios deve-se utilizar o aquecedor para evitar o embaçamento.


fonte: Autoz


Matérias Relacionadas:


Carro movido a hidrogênio já é uma realidade
Toyota apresentou o sedã FCV movido a célula de hidrogênio que será colocado no mercado.

Land Rover faz carro ficar invisível. Veja vídeo
Land Rover desenvolve tecnologia pioneira que torna carro invisível.

Mercedes S 63 L AMG é o carro de luxo mais potente da marca
A Mercedes traz para o Brasil o Mercedes S 63 L AMG, considerado pela marca o seu carro de luxo mais potente.

Título de carro mais rápido do mundo volta para os EUA
Hennessey Venom GT é o carro mais rápido do mundo, e não mais o Bugatti Veyron.

Toyota prepara para 2015 carro movido a hidrogênio
Toyota vai lançar nos Estados Unidos carro movido a hidrogênio em 2015.

Onix é o carro mais vendido da Chevrolet em 2013
Chevrolet Onix é o líder em vendas da marca em 2013.

Lamborghini faz carro de quase R$ 10 milhões
A marca italiana de supercarros Lamborghini apresenta seu modelo mais exclusivo e caro: o Veneno Roadster, que pode chegar a quase R$ 10 milhões.



MotorClube
no Google+

Faça seu comentário ou opinião:





  • josewirton

    Opinião do dia 20/1/2011 11:21:00 - seria muito bom q colocasem videos de como fazer a limpeza do ar.

  • osvaldo

    Opinião do dia 15/12/2010 09:54:00 - BOA NOITE, LI A DICA DO RICARDO E REALMENTE È EXELENTE, A PRINCIPIO NÃO ACREDITEI, MAS COMO NÃO TINHA NADA A PERDER FUI TIRAR A PROVA ( SÓ TEMPO).FUNCIONA MESMO. O SABONETE CRIA UMA PELICULA QUE NÃO DEIXA A TEMPERATURA CHEGAR AO VIDRO. OBRIGADO AI RICARDO. AGORA VAMOS COMBINAR, TAVA COM TEMPO SOBRANDO NÉ VÉIO!!!

  • Ricardo

    Opinião do dia 15/5/2009 02:28:00 - Tenho uma dica excelente que faz com que o vidro não embasse, não importando a temperatura dentro ou fora do carro. É uma dica pitoresca, vamos dizer assim. Descobri por acaso. Simples, sabe aquele sabonete que você deixa na pia por um longo prazo e acaba criando uma"meleca" ou melhor eele mesmo parece derreter por fikar muito tempo em contato com a água? Pois então, pegue esse bendito sabonete e passe essa meleca com um pano (pouquissimo umido, não pode estar sequinho de tudo), e espalhe pela parte de dentro do vidro do carro, até sumir todo o sabonete (ele vai sumir e não fica mancha nenhuma). Pronto! Vá tranquilo que não embasse de jeito nenhum.

  • Igor

    Opinião do dia 13/5/2009 09:47:00 - Gostei muito do artigo, tinha umas duvidas sobre o ar-condicionado que foram esclarecidas e resolvidas. Valeu pessoal.