Medidas simples evitam o embaçamento do vidro
publicado em 12/05/2009


Em tempos de chuva é muito comum o pára-brisa embaçar dificultando a visibilidade. O embaçamento é provocado pela umidade, ou seja, a infiltração de água na cabine aumenta a quantidade de vapor no interior do veículo, prejudicando a visão do motorista.

Alguns cuidados tomados no dia-a-dia podem minimizar os efeitos do embaçamento:

1 - O pára-brisa deve estar sempre limpo e para mantê-lo assim é necessário utilizar periodicamente álcool, ou algum produto especial para a limpeza dos vidros, que deve ser aplicado com papel absorvente; não é recomendável o uso do jornal. A sujeira e a gordura favorecem o embaçamento, por isso é importante manter os vidros limpos internamente.

2 - Os motoristas que possuem carros com ar-condicionado podem, para evitar o embaçamento, dirigir o fluxo do ar para o pára-brisa em velocidade máxima do ventilador. Ao esfriar, o pára-brisa pode apresentar "ilhas" de embaçamento, que podem ser evitadas com o aumento da entrada de ar quente no sistema.

3 - Os filtros do ar-condicionado devem ser trocados a cada seis meses ou a cada 15 mil quilômetros, mas, caso a eficiência do produto esteja prejudicada, é necessário trocá-lo antes dos prazos previstos. O acúmulo de poeira no filtro reduz a entrada de ar no interior do veículo.

4 - Para os veículos que não possuem ar-condicionado, o aquecedor e o ventilador podem auxiliar o motorista a se livrar do embaçamento. Nos dias quentes utiliza-se o ventilador, em velocidade máxima, funcionando na posição desembaçadora. Neste caso não se deve utilizar o aquecedor que favorece o embaçamento do vidro.

O controle de recirculação de ar externo pode ficar fechado ou aberto, conforme a temperatura externa. Nos dias frios deve-se utilizar o aquecedor para evitar o embaçamento.


fonte: Autoz

Compartilhe esta notícia: