Inmetro irá avaliar economia de combustível de 105 veículos
publicado em 03/02/2012

O Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - vai medir o gasto de combustível de 105 veículos através da 4ª edição do PDE - Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.

Com esta iniciativa, o consumidor poderá comparar a eficiência energética dos modelos que estão dentro uma mesma categoria. O programa é feito pelo Inmetro em parceria com o Conpet - Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural/Petrobrás.



Estão participando do PBE Veicular 2012 oito montadoras (Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen) com 105 veículos distribuídos em 157 versões que representam 55% do volume de vendas no mercado brasileiro. Antes disso, eram 67 modelos que participavam da avaliação.

Após as análises, cada um dos 105 veículos irão receber uma etiqueta indicando a sua eficiência energética, dentro de uma categoria. A classificação varia da letra "A" (mais eficiente) até a letra "E" (menos eficiente), assim como acontece com os refrigeradores, por exemplo.

Os automóveis mais eficientes serão os que gastam menos combustível em relação a outros dentro da mesma categoria. Serão nove categorias avaliadas: subcompactos, compactos, médios, grandes, carga derivado, comercial, fora-de-estrada, utilitário desportivo e minivans. Estas duas últimas são inéditas.

Etiqueta de Eficiência Veicular

Etiqueta Nacional de Eficiência Veicular

Compartilhe esta notícia: