A importância do alinhamento e balanceamento!
publicado em 19/05/2009


Fazer alinhamento e balanceamento de rodas é fundamental para garantir maior vida útil dos pneus e a segurança dos passageiros do veículo.

O serviço de alinhamento consiste na correção dos ângulos na suspensão em pivôs e terminais de direção, o que permite o ajuste das rodas para que o pneu tenha o mínimo atrito possível com o solo e um rodar livre no eixo de rotação. É recomendado testar o alinhamento de rodas a cada troca de pneus, quando apresentarem desgaste irregular na banda de rodagem ou desgaste prematuro, quando o veículo puxar a direção para um dos lados, e preventivamente a cada 10.000 km, por ocasião do rodízio que deve ser feito junto com o balanceamento. Desta forma, os pneus irão ter uma maior vida útil com maior quilometragem.

Já o balanceamento de rodas é a compensação feita para equilibrar o conjunto pneus e rodas com a aplicação de contrapesos de chumbo. O balanceamento deve ser feito toda vez que for desmontado o pneu da roda para concerto, na instalação de um pneu novo, no primeiro sinal de vibração no volante, quando haver desgaste irregular da banda de rodagem, e preventivamente a cada 10.000 km.

"Essas medidas preventivas contribuem para tornar a viagem mais tranqüila e possibilitam maior economia para o motorista, pois aumentam a durabilidade dos pneus. Sempre orientamos nossos clientes sobra a importância da manutenção preventiva em seus automóveis para garantir a segurança de toda a família", ressalta o supervisor do Centro de Treinamento Técnico da DPaschoal, Aguinaldo Norato.

fonte: AutoZ

Compartilhe esta notícia: