Gol G5: é um bom carro? Vale a pena comprar?
publicado em 30/06/2015

O Volkswagen Gol G5 perdeu a liderança de vendas para o Fiat Palio e muita gente pergunta se vale a pena adquirir um Gol, nem que seja usado.


Quem está escolhendo um carro, seja novo ou semi-novo, considera em suas pesquisas fatores emocionais como admiração pela marca ou lembranças de carros anteriores que possuiu.

Deixando lado a emoção, levantamos para você pontos positivos e negativos do Gol e algumas informações sobre sua desvalorização.

Gol G5 ou Gol G6?
O Gol G5 (de quinta geração) existe desde 2008. Em 2012, o modelo passou por uma reestilização visual e recebeu o nome de "Novo Gol". Muitos concessionários chamam este "Novo Gol" de Gol G6 por questões de marketing, mas, de fato, o Novo Gol ainda é G5.

Qual o melhor momento de compra de um Gol G5 1.0?
Saiba que, dependendo do modelo, nem sempre comprar um carro zero km é uma boa opção. Tem carro que desvaloriza muito nos primeiros três anos e num período seguinte desvaloriza menos. Este é caso do Gol 1.0 Mi total Flex: descobrimos que este modelo em relação a seus concorrentes desvaloriza muito nos três primeiros anos - 36% do valor original. Mas se comprá-lo com esta idade, isto é, com 3 anos de uso, vai perder bem menos nos 3 anos subsequentes - cerca de 16% do valor de compra.

Qual o melhor momento de compra do Gol G5 1.6?
Já o Gol G5 1.6 desvaloriza bem menos nos primeiros anos, cerca de 28% do seu valor original. Nos próximos 2 anos desvaloriza 9%, ou seja, pode ser uma boa opção comprá-lo com 2 anos de uso.

Se a versão do Gol G5 1.6 for a "Power", existe uma forte tendência de desvalorização ao longo de cinco anos. Saiba que nesse período, esta versão que não é mais oferecida pela Volkswagen, perde cerca de 51% do seu valor original. Portanto, quem comprar um Gol G5 1.6 Power usado e em bom estado, pode fazer um bom negócio.

Desvalorização de carros

Elogios frequentes ao Gol G5:
- Sensação de segurança ao volante (firme na estrada);
- Boa arrancada e torque na versão com motor 1.6;
- Aerodinâmica;
- Câmbio curto, rápido de trocar as marchas;
- Baixo consumo de combustível;
- Peças mais baratas e fáceis de encontrar.

Reclamações frequentes ao Gol G5:
- Suspensão dura e baixa;
- Freio duro;
- Peças e acessórios frágeis que se soltam e fazem ruído interno;
- Porta-malas pequeno;
- Mecanismo de levantamento dos vidros se quebra facilmente;
- Desempenho muito fraco no motor 1.0 com ar-condicionado ligado;
- Seguro caro, principalmente na versão com motor 1.6;
- Pós-venda Volkswagen.

Compartilhe esta notícia: