Ford desenvolve filtro de ar mais eficiente contra alergias
publicado em 17/09/2015

A Ford desenvolveu um novo sistema de filtro de ar que bloqueia quase todo o dióxido de nitrogênio – um dos principais vilões da asma – e até 99% de pólen, além de gases poluentes e odores. A tecnologia contribui para a saúde dos motoristas e passageiros alérgicos a impurezas do ar.


Segundo a montadora, com o novo filtro, a qualidade do ar no interior do veículo fica igual, ou até melhor, do que fora do carro em regiões rurais, mesmo quando testado em estradas, engarrafamentos e túneis.

O sistema utiliza carvão ativado e é semelhante ao usado em máscaras de gás, respiradores e roupas espaciais. Ele possui um sensor de qualidade do ar que detecta o monóxido de carbono e os níveis de dióxido de nitrogênio da área externa do automóvel e corta a entrada de ar que vem de fora. Conforme a necessidade, também atua automaticamente na filtragem avançada e na recirculação de ar.

Ford Mondeo 2015
Ford Mondeo 2015

O novo filtro foi testado em áreas de forte congestionamento e poluição concentrada, como túneis. Os resultados indicaram que é 50% mais eficaz do que seu antecessor no bloqueio de partículas ultra-finas (mais de mil vezes menores que a espessura de um fio de cabelo humano).

A nova tecnologia está sendo aplicada no Novo Mondeo, S-MAX e Galaxy vendidos na Europa, e deverá fazer parte de outros modelos da Ford pelo mundo.

Compartilhe esta notícia: