Fique por dentro da blindagem de carros!
publicado em 23/07/2011



A Associação Brasileira de Blindagem, a Abrablin, contabilizou em 2005 apenas 388 carros blindados no mercado nacional. A previsão é que 2011 finalize com cerca de 8 mil veículos blindados no Brasil. O especialista Fabio Viscadi, da Tecpro Blindagens, falou sobre esse tipo de proteção e esclareceu:

1- Somente veículos com potência superior a 90 cavalos podem ser blindados. Veículos 1.0 não devem ser blindados por causa do peso da blindagem que vai reduzir ainda mais o desempenho do carro.

2- A blindagem passa pelos seguintes processos: O carro passa por uma vistoria para verificar funcionalidade dos sistemas em geral e recebe uma proteção externa.

Algumas peças específicas são desmontadas para que a parte da lataria receba painéis balísticos, fios e tecidos Twaron® vulcanizados a base de Neopreme em nove camadas que possuem resistência balística.

Os painéis balísticos são instalados no teto integral, portas, painel inferior (altura dos pedais), caixas de rodas, pára-lamas dianteiros e painel corta-fogo. Aço inox de 3mm é colocado nas colunas, no encosto do banco e tampão traseiro, fechaduras e retrovisores das portas, em toda a borda do pára brisa, vigia, portas e vidros fixos. Esse processo é chamado de "overlap" - bloqueia qualquer ponto de vulnerabilidade. Os vidros - janelas e pára-brisas - são substituídos por outros com espessura de 21 mm que obedecem às normas NIJ 0108.01 que envolve todo o veículo com a proteção.

3- A blindagem demora perto de 30 dias para ser concluída.

4- O nível de blindagem mais recomendável é o III-A, que protege até contra cinco disparos de Magnum 44.

5- Para blindar um carro é necessário apresentar documentos específicos, como atestado de antecedentes criminais e documento de licença obrigatório do Exército Brasileiro.

6- O proprietário do carro a ser blindado deve verificar se a empresa blindadora é legalizada junto ao Exército Brasileiro, na Polícia Civil e na Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Deve desconfiar de propostas que oferecem muito por um preço muito baixo. Isso pode comprometer a segurança.

Preço médio e estatísticas nacionais
O preço médio de uma blindagem no Brasil é de 48 mil reais. Com 66%, São Paulo é o estado que faz a maior quantidade de blindagens no país. É seguido pelo Rio de Janeiro com 22% e por Minas Gerais com 5%.

Blindagem de uma porta

Blindagem da porta de um carro

Compartilhe esta notícia: