Matérias sobre Manutenção Automotiva - Exterior
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Fique atento à calibragem dos pneus!
publicado em 06/03/2007

A calibragem de pneus pode ser grátis, mas o pouco caso com este item de manutenção pode custar uma fortuna, principalmente em veículos de carga.

Em uma conversa com o engenheiro José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone Firestone, pode-se notar que o contínuo acompanhamento da pressão dos pneus, além de reduzir riscos de acidente, pode diminuir o consumo de combustível e evitar o desgaste prematuro dos pneus, minimizando o desgaste irregular, ampliando a quilometragem do pneu e reduzindo os custos de manutenção.

1 - Por que sempre se insiste na manutenção da pressão correta dos pneus?
Quadrelli: A palavra “pneumático” vem do grego “pneuma”, que significa “ar”. E há uma boa razão para isto. O que suporta um veículo é justamente o ar e não os pneus, que são “simplesmente” os recipientes que seguram o ar, que por sua vez sustentam todo o peso.

2 - Mas por que este exagero todo em relação à pressão correta dos pneus?
Quadrelli: A correta pressão dos pneus pode minimizar muitos tipos de desgastes irregulares, ampliando a quilometragem do pneu e reduzindo os custos de manutenção. Ou seja, o pneu dura muito mais quando sua pressão correta é preservada.

3 - Quanto pode durar mais?
Quadrelli: Alguns estudos apontam que para cada 10 libras (psi) a menos, a vida original do pneu será reduzida entre 9 e 16 por cento. Se tomarmos, para efeito de cálculo, o preço médio de um pneu radial para carga em torno de R$1 mil, cuja pressão indicada para os pneus fica em torno de 100 libras, 10 libras a menos significarão um custo adicional ao redor de R$100 por pneu. Além disso ao longo da vida do caminhão haverá mais trocas de pneus, o que resultará em maiores despesas com pessoal e/ou serviços e maiores tempos de parada. O maior problema é que muitas pessoas, inclusive técnicos de manutenção de veículos, consideram uma diferença de 10 libras absolutamente aceitável.

4 - E se a pressão for inferior em mais de 10 libras?
Quadrelli: 20 libras a menos de pressão pode gerar gastos desnecessários equivalentes a R$200 por pneu (considerando o exemplo acima), mas também pode resultar em problemas mais sérios em relação à preservação da estrutura do pneu. A recomendação de especialistas do setor é que os pneus que tenham rodado com 20 libras a menos sejam retirados do caminhão, desmontados e cuidadosamente inspecionados, de forma a se evitar sérios problemas com a segurança.

5 - Esses são os únicos problemas resultantes de baixa pressão nos pneus?
Quadrelli: Na verdade, eles estão apenas começando. Um pneu passa por uma revolução completa, flexionando suas laterais, cerca de 500 vezes por minuto. Tecnicamente, esse flexionamento é chamado “deflexão”. Com pressão mais baixa, haverá maior deflexão do pneu, que consumirá maior energia na locomoção e, consequentemente, mais combustível.

6 - Quanto mais combustível é consumido nesse caso?
Quadrelli: As 10 libras abaixo do especificado levarão a um aumento de 0,5% do consumo por quilometro rodado. Ou seja, a cada 100 mil quilômetros rodados serão desperdiçados cerca de 300 litros de óleo diesel. É muito dinheiro jogado na estrada, não?

7 - Há outros problemas resultantes da pressão baixa nos pneus?
Quadrelli: Há uma série deles. Quando a deflexão é excessiva, pode comprometer seriamente os cabos de aço utilizados na construção de um pneu radial, pois provocará calor excessivo, que é o maior inimigo da carcaça de um pneu. Da mesma forma que o tempo envelhece as pessoas, o calor envelhece um pneu. Nesses casos, a chamada recapabilidade de um pneu, ou seja, o número de vezes em que a carcaça pode ser recapada, poderá ser reduzida em 25%.

8 - Quanto isto significa em custo adicional?
Quadrelli: Se um pneu radial, em condições normais, puder ser recapado 4 vezes, ele perderá uma recapagem, o que implicará em um custo médio adicional de R$200 por pneu.

9 - Por que as empresas não constroem pneus que não perdem o ar?
Quadrelli: É algo difícil, pois as moléculas de ar são muito pequenas e ocasionalmente podem escapar por entre a borracha do pneu. Isto não acontece rapidamente, mas é possível se perder 2 libras por mês somente pela difusão molecular.

10 - Como se pode evitar perda de pressão?
Quadrelli: Calibrando regularmente os pneus e utilizando manômetros de boa qualidade. Mantendo as rodas limpas e lubrificadas e checando regularmente a condição das válvulas. Finalizando, é fundamental utilizar tampas de válvulas de metal de boa qualidade. As tampas são o primeiro selo que impedem o vazamento pela válvula. Além disso, elas mantêm a sujeira e a água distantes do sistema.

11 - Por que isto é tão importante?
Quadrelli: A válvula é um equipamento que opera sob altíssima pressão, e qualquer pequeno resíduo pode interferir nessa vedação. A água pode interferir seriamente no funcionamento da válvula.

12 - Mas, de qualquer forma, é sempre um custo checar a pressão de ar, principalmente em veículos com muitos eixos, não?
Quadrelli: Certamente. Mas, segundo as estatísticas, esta operação dura cerca de 20 minutos em um caminhão com 18 rodas. Se isto for feito toda semana, há poucas chances de se ter problemas provenientes de baixa pressão dos pneus. Isto se traduzirá em maior tempo do veículo em operação, a redução do consumo de combustível, e maior recapabilidade. Tudo isto pode colocar mais dinheiro no bolso do proprietário do veículo.

fonte: Firestone
 


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  • Bia C

    Opinião do dia 9/5/2012 02:37:00 - Qual a calibragem correta para Pneu 235/60R18???

  • Bia C Costa

    Opinião do dia 9/5/2012 02:27:00 - Gostaria de saber quantas libras colocar nos pneus de um Hyundai Santa Fé?

  • Juliano Quetz

    Opinião do dia 8/1/2012 12:26:00 - Bom dia tenho uma Santa Fé e gostaria de saber qual a calibração correta para viagem? Desde já agradeço Juliano

  • Luiz Clair Rodrigues

    Opinião do dia 14/10/2011 02:55:00 - Boa Tarde! Gostaria de saber o seguinte, comprei uma SpaceFox com rodas 15 qual seria a calibragem pra ela?

  • celso

    Opinião do dia 17/9/2011 06:04:00 - boa tarde gostaria de saber se esta certo a calibragem de 45 no penel 15 de uma parati 95 . obrigado.!!!!!!!!!!!

  • Evandro Oliveira

    Opinião do dia 20/8/2011 08:03:00 - gostaria de saber a calibragem ideal dos pneus do gol g5, pneu 14/175

  • silvio eduardo

    Opinião do dia 14/8/2011 08:27:00 - comprei um gol 2002 com aros 15 e gostaria de saber qual a calibragem correta p/ o pneu15/175.

  • edison franco

    Opinião do dia 11/8/2011 08:24:00 - OLÁ amigos!!!!!! boa noite. gostaria de saber qual a calibragem ideal para os pneus da minha toyota bandeirantes,( 750-16 ) 10 lonas nailon, capacidade de carga E )

  • adolfo

    Opinião do dia 22/4/2011 12:54:00 - É inacreditável que todo mundo fala fala fala e ninguém responde qual a calibragem correta para o pneu aro 16 do vectra collection 2005 goodyear.

  • Volnei Malheiors

    Opinião do dia 10/12/2010 03:17:00 - Gostaria de saber qual é a calibragem correta para pneu R 13 para uma viagem com 5 passageiros

  • Rodnei Aguiar de Souza

    Opinião do dia 21/11/2010 10:19:00 - Comprei um uno cs 92 e não tenho manuel e queria saber qual a calibragem correta dos pneus... Grato::::::

  • Rodrigo Akira

    Opinião do dia 12/11/2010 08:54:00 - oi gostaria muito de saber qual e a calibragem que devo fazer,pneu aro 15 165/50. Obrigado Akira

  • osvaldo martins

    Opinião do dia 8/10/2010 09:39:00 - OLA.gostaria se posivel,ME ENFORMA A CALIBRAGEN CORETA DE UM PNEU ARO 13

  • maicon

    Opinião do dia 1/8/2010 02:17:00 - gostaria de dicas sobre pneus de cargas

  • maicon

    Opinião do dia 1/8/2010 01:10:00 - olá sou responsavel pelos pneus da frota de uma empresa de transportes.gostaria de saber quais são as calibragens corretas para os seguintes veiculos MB 1620/1720,SCANIA 114g,VW 15.170,MB2425,2544 E VOLVO FH12 MEDIDAS DE PNEUS 295/80R22.5 ,275/80R22.5,10.00R20,900R20,11.00R22 E 215/75R17.5 ESPERO QUE POSSAM ME AJUDAR.

  • luiz de Brito

    Opinião do dia 23/7/2010 09:27:00 - É muito importante o cuidado com os pneus, porque o carro só anda através deles. A maior preocupação com a segurança do carro está nos pneus. Gostaria de aproveitar para saber a calibragem correta dos pneus da brasilia. há quem diga que os pneus traseiros deve ter uma calibragem mais alta que os dianteiros; será?

  • CARLOS EDUARDO PINHEIRO

    Opinião do dia 15/7/2010 08:40:00 - ola amigos, bom dia, tenho uma enorme duvida , como devo calibrar os pneus do meu carro? tenho um omega 97 , 4.1 - automatico , ele é blindado nivel 3, e ainda tem kit-gas de 15 mts , esta com pneus pirelli P7 205/60/15 . desde já agradeço a atenção.

  • Ivone

    Opinião do dia 14/7/2010 08:49:00 - Gostaria de saber qual a calibragem correta para o Picanto 14/165/60 Na estrada com bagagem e na cidade Obrigada

  • Emerson

    Opinião do dia 7/7/2010 03:11:00 - Gostaria de saber o que acontece com os pneus com excesso de calibragem, quais os lados que ele desgasta mais desde já agradeço pela atenção.

  • divino rocha de jesus

    Opinião do dia 26/4/2010 08:44:00 - achei muito interessante essa materia a respeito de calibragem de pneus gostaria de saber qual a calibragem correta para um tempra 16 valvulas 2.0 ano 1994 atenciosamente Divino .

  • jorge pereira

    Opinião do dia 5/4/2010 12:52:00 - Gostei muito alem de tirar minha duvida fiquei por dentro de MACETES de conservação.

  • Andreza Salú.

    Opinião do dia 1/3/2010 04:39:00 - Comprei um Fiat Uno ano 1988, não veio com manual por ser um modelo muito antigo, gostaria de saber a calibragem correta, o aro do pneu é 13. Muitos falam para eu calibrar 30 em cada pneu. Gostaria de saber o correto. Atenciosamente. Andreza Salú.

  • Marcelo Rezende de Medeiros

    Opinião do dia 11/2/2010 05:39:00 - Comprei um Fiat Uno Cs, ano 1985, e não tenho o manual dele. Gostaria de saber, qual seria a calibragem correta para os seus pneus. Desde já, agradeço!

  • mauricio boldrin zampaulo

    Opinião do dia 30/12/2009 04:36:00 - gostaria de saber a calibragem correta para pneus 185/65 R 14. muito obrigado!!

  • JOTA

    Opinião do dia 16/11/2009 01:34:00 - Tenho um Gol Modelo 92. Cl 1.8 Aro 13/175 Gostaria de saber a calibragem correta para este modelo, uma vez que o adquirir sem o manual. Desde já, muito obrigado!

  • Italo Taquari

    Opinião do dia 6/10/2009 09:31:00 - Boa tarde, achei interessante essa matéria, despertou minha curiosidade e dúvida quanto ao assunto. Tenho um Clio 2002/2002 RL, ro 14/175, vc poderia me informar a calibragem correta p meus pneus? Grato, Italo Taquari.

  • Dagnaldo dos Santos

    Opinião do dia 7/9/2009 07:34:00 - gostaria se possivel que mim enviasse a tabela de calibragem dos pneus dos carros de passeio. Grato: Dagnaldo

  • sidney walter rafael carmelino

    Opinião do dia 2/8/2009 01:05:00 - Comprei um gol cl 1.8 ano 94 que veio sem o manual. Gostaria de saber qual a calibragem correta pra os pneus aro 14/175). Desde agora envio meus agradecimentos,