Filtro de ar sujo ou saturado aumenta o consumo em até 30%!
publicado em 16/08/2015

O filtro de ar de seu carro é o pulmão do motor e nem sempre seu desgaste está relacionado a quilometragem. Entenda melhor sua importância e funcionamento.



Sistema de admissão de ar
Seu carro tem um conjunto de peças que atuam para que o ar seja pressurizado e direcionado sem impurezas para a câmara de combustão, local que acontece a queima do combustível fundamental para o motor funcionar.

Modelos de filtros de ar carro

De que é feito o filtro de ar e para que serve?
O filtro de ar é feito de uma estrutura metálica com plástico e de papel em forma de sanfona (plissado). Sua função básica é impedir que as impurezas do ar (fuligem, silício, pólen, etc.) passe para a câmera de combustão.

Problemas que devem ser evitados
Quando o filtro está sujo ou estragado o propulsor terá dificuldade em aspirar o ar e aumentará o consumo em até 30%. O carro também perderá força nas retomadas e as partículas de sujeira podem prejudicar peças importantes do motor.

Comparação de filtro de ar limpo e sujo

Cuidados com o filtro de ar:
1) É importante observar a quilometragem para a troca do filtro de ar, no entanto, se costuma passar por estradas de terra saiba que a saturação da peça ocorrerá mais rapidamente;

2) Normalmente o filtro de ar chega a durar 10 a 15 mil quilômetros, mas sempre tenha o hábito de checar a peça com menor freuquência. Se for cuidadoso, você mesmo pode abrir o protetor do filtro com uma chave de fenda e fazer uma análise. Se estiver apenas empoeirado, bata-o levemente contra o chão para eliminar o pó. Este procedimento aumentará a vida útil da peça;

3) Se o papel plissado do filtro estiver muito escuro, rasgado ou molhado, recomenda-se a troca do filtro, independente da quilometragem.

Compartilhe esta notícia: