Matérias sobre Manutenção Automotiva - Combustível

Etanol ou Gasolina: qual combustível escolher para seu carro flex?
publicado em 15/11/2010
 

Análises indicam que o carro abastecido com etanol (ou álcool combustível) consome em média 30% a mais em relação ao abastecimento com gasolina. Para facilitar a escolha baseada no preço, a Equipe MotorClube disponibilizou a seguinte calculadora:
 

 

 

Diferenças entre o Etanol e a Gasolina

1 - Etanol
O álcool combustível vendido no Brasil é extraído da cana-de-açúcar, sendo composto de oxigênio, hidrogênio e carbono. Além disso, é acrescentado oficialmente 5% de água. No processo de combustão do álcool a poluição é bem inferior a da gasolina, beneficiando o meio ambiente, sendo também uma fonte de energia renovável.

Quando o álcool é adulterado pode ser encontrada uma maior quantidade de água ou até mesmo substância tóxicas como o metanol.

2 - Gasolina
A gasolina comum vendida no Brasil é composta basicamente de hidrocarbonetos (carbono + hidrogênio). Além disso, é acrescentado álcool. Quando ocorre a combustão da gasolina há a liberação de dióxido e monóxido de carbono e contribui para a poluição do ambiente.

Quando a gasolina é adulterada, além da mistura básica, são acrescentados compostos mais baratos a base de solventes e dióxido de enxofre.
 


Matérias Relacionadas:


Fiat Mille, Novo Uno e Clio: os mais econômicos do PBE Veicular 2012
Inmetro mostra mais um ranking de consumo de combustível dos veículos de dez marcas comercializadas no país.

Carros brasileiros devem gastar menos combustível até 2017
Conheça o novo regime automotivo brasileiro que obriga a produção de carros mais econômicos no consumo de combustível.

Quais os carros mais econômicos do Brasil
O Inmetro divulgou a tabela de consumo de combustível de 105 veículos comercializados no Brasil. Veja os que "bebem" mais e os que "bebem" menos.

Inmetro irá avaliar economia de combustível de 105 veículos
O consumidor brasileiro vai saber através da 4ª edição do Programa Brasileiro de Etiquetagem 2012 quais os carros mais econômicos em consumo de combustível.

GNV: combustível limpo feito de esgoto será produzido no Brasil
O Brasil vai importar da Alemanha um processo de fabricação de combustível limpo em que o esgoto é a matéria-prima.

18 dicas para economizar combustível!
Aprenda a diminuir drasticamente o consumo de combustível, trazendo alívio para seu bolso e evitando problemas para o motor de seu carro.

Pneus calibrados reduzem o consumo de combustível!
Rodar com os pneus calibrados corretamente propicia ao motorista economia de combustível e redução de poluentes emitidos pelo veículo no meio ambiente.



MotorClube
no Google+

Faça seu comentário ou opinião:





  • J lima goiania

    Opinião do dia 29/10/2012 12:08:00 - oi bom dia eu tenho uma s10 2006/7 e no documento marca gasolina mais ela anda so a alcool n mandei mexe no motor ta tudo original e ela e muinto economica a  alcool sera que tem problrma por eu ta andando com ela a acool ou sera que ela ja tem o sistema aa  alcool?

  • Adelon

    Opinião do dia 14/7/2012 08:32:00 - Amigo quero saber se é verdade ou mito que o carro flex quando  instalado o gnv tem que escolher  alcool ou gasolina. 

  • CARLÃO

    Opinião do dia 13/9/2011 08:45:00 - segura ai qual e o melhor combustivél para abastecer o carro.

  • Tacio Molina

    Opinião do dia 9/3/2011 10:07:00 - Sou totalmente contra esse negócio de para compensar o uso do alcool ele terá de ser 30% + barato.Depende do carro flex. Tenho uma S-10 Executiva Flex e o consumo urbano no alcool é quase o mesmo na gasolina , e em estrada tb compensa o alcool.Só de ser Flex a taxa de compressão é maior que de carro só a gasolina justamente para usar alcool passando a S-10 de 141 cv (Gas) para 147 cv (alc) gerando mais torque , menos mudança de marcha , mais economia. Só uso alcool , fico livre dos solventes da gasolina , motor bem + limpo internamente , não polui , mais torque , menos desembolso , etc.Aqui alcool 2,10 , gasolina comum 2,70.Minas Gerais. O Corcel II alcool é econômico , o Opala a alcool Ave Maria.

  • FLAVIO NILO

    Opinião do dia 28/11/2010 07:08:00 - A cor preta é a segunda cor mais escolhida, só perdendo para a branca. A cor preta dá um ar de mais sobriedade ao veículo.

  • Marcos Antonio Correa da Silva

    Opinião do dia 25/11/2010 09:13:00 - Gostaria de saber se o ASTRA vai sair de linha , a cor preta esconde o carro , sou Taxista e tenho esperiência para falar , quando chego no ponto só vejo o caro do meu amigo quando aproximo , mesmo de DIA, a noite pior , ele mesmo já falou em trocar o carro por causa da cor PRETA, um PERIGO IMENSO totalmente sem VISÃO, MARCOS TAXISTA.

  • João Maria

    Opinião do dia 25/11/2010 08:25:00 - Camaradas Paulo Henrique e Mario Luiz. O motivo principal da escolha da cor do carro , para min, é a segurança no trânsito, principalmente na estrada. Já escapei de bater em um carro preto por ter ele acendido os faróis na hora de ultrapassar. se fosse de cor clara eu teria visto antes Abraço.

  • Paulo Henrique

    Opinião do dia 20/11/2010 12:40:00 - Olá Mário, já tive carro preto e percebia que esquenta mais quando estacionado no sol, pois logo em seguida tive um branco. No entanto a AutoEsporte já realizou um teste e afirmou que isto é um mito. Prefiro acreditar na experiência que tive... Outra desvantagem que percebi foi quanto a sujeira. Qualquer poeira dá para perceber em um carro preto. MAs acho que deve escolher a cor pelo seu gosto. Se acha bonito o carro preto, compre! @ : )

  • mario luiz

    Opinião do dia 16/11/2010 10:04:00 - Gostaria de saber se a cor preta é tão ruim, esquenta mais o carro quando exposto ao sol, ou isso tudo é exagero, pois reservei um Kia Soul preto, e agora estou na dúvida entre o preto e o cinza. Aguardo resposta Obrigado pela atenção