Matérias sobre Peças e Acessórios
border

DVD-players portáteis: só um passou no teste para uso no carro em movimento!
publicado em 21/02/2007

A PRO TESTE testou cinco DVD-players portáteis com tela, de maior presença no mercado brasileiro, e constatou que a principal diferença entre eles não está na imagem, mas no uso. Para quem deseja um aparelho para assistir no carro em movimento, o único adequado a esse objetivo é o Sony MV-700HR.

Características avaliadas
Foram avaliadas as características, desempenho, imagem, som, ruídos, facilidade de instalação e de uso. Em geral, todos ficaram bem classificados, não havendo grandes diferenças entre eles no final. O título de o melhor do teste ficou com o LG DP-9821N (R$ 979,00 a R$ 1.149,00). Considerando a relação custo/benefício, o modelo da LG também é a escolha certa. Ele é o melhor na leitura das diferentes mídias (DVDs, arquivos MP3 e de fotos).

A tela de todos os produtos testados é de cristal líquido(LCD), com 7 polegadas e formato widescreen. Ela é presa no corpo do aparelho, sem que possa ser removida. DVDs portáteis com tela não são para qualquer ocasião. Um é próprio para instalação em carros, outro tem entrada para assistir imagens gravadas por câmera, e há o que não serve para viagens terrestres porque tem pouca resistência a choques e vibrações. Já na qualidade de imagem, a diferença é pouca e a avaliação nem chega a ser excelente.

Variação de preços
Preço do aparelho varia até 87% - Os preços dos aparelhos variam muito, tanto de um para outro quanto de um mesmo produto em estabelecimentos diferentes, por isso a pequisa é fundamental na hora da compra. O modelo da Philips foi o que apresentou no mercado a maior discrepância entre o preço mínimo e máximo:87%. Já o LG foi o que menos teve variação de preço.

Duração da bateria
Já a duração da bateria e o tempo que leva para carregar também são um ponto para crítica. Há aparelhos que demoram muito mais para recarregar do que duram ligados. A bateria de alguns DVD-players não resistem o suficiente nem para assistir a um filme mais longo – como um dos títulos da trilogia “O Senhor dos Anéis”, por exemplo. O LG e o Philipis têm as baterias com maior duração (3,6 horas). O tempo de recarga da bateria do Sony e do Gradiente é superior ao tempo que duram ligados (5,1 e 4,7 horas, respectivamente).

Segurança em risco
Alguns aparelhos, embora indiquem o uso também em automóveis, não explicam onde ou como devem ser instalados com segurança no veículo. Outros, dão orientações que colocam em risco a segurança do usuário: aconselham pendurar o DVD-player ao banco por uma bolsa próximo ao rosto da pessoa que assiste (podendo cair ou havendo o risco de a pessoa se machucar, em caso de uma freada brusca). As leis brasileiras não permitem o uso de DVD-players na parte dianteira do veículo, para evitar que o motorista se distraia ao olhar a tela.

Instalação
Se for instalar o DVD-player portátil com tela, no carro , o motorista deve lembrar que isso só é permitido na parte traseira do veículo. Caso contrário, além de pagar multa e perder pontos na carteira, poderá ter o veículo apreendido.

O problema é que muitos dos aparelhos, embora venham indicando o uso também em automóveis, não explicam onde ou como devem ser instalados com segurança no veículo. Alguns, apesar de orientar, são impróprios para o uso da forma como indicam. Todos os aparelhos acompanham cabo para conexão no acendedor de cigarros do carro, mas o de um deles (Gradiente) é tão curto que mal permite que, conectado, o aparelho chegue até o banco de trás do carro.


Visite o site do Centro de Treinamento da Mecânica Online:

 
 


Matérias Relacionadas:


Seu carro com GPS, DVD e entrada para câmera de ré num só aparelho
A Multilaser lançou no Brasil o Mirage Power que é equipado com GPS, DVD Player, rádio e ajuda para estacionar.

Novo DVD automotivo agradará pais e filhos neste Natal!
O novo DVD automotivo da Sony conta com recursos que promovem desde o entretenimento da criançada até uma menor possibilidade de furto do equipamento.

Novo DVD Player Automotivo com GPS e Bluetooth!
A H-Buster está lançando esse mês o DVD Player automotivo HBD-9450AVN que oferece mais funcionalidade com navegação GPS e sistema Bluetooth® para telefonia celular.

Assista TV digital no carro!
Antigamente era horrível assistir televisão no carro, mas agora a situação mudou com a chegada do sinal de tv digital e dos novos aparelhos móveis.

CD player automotivo Pioneer com entrada SD Card!
A Pioneer apresenta o seu mais novo CD player, o DEH-P4180SD. É o primeiro CD player da marca com entrada SD Card.

Philips investe e amplia linha de som e vídeo automotivo!
Para combinar com os diferentes tipos de painel, em toda a linha é possível alterar a luz dos botões para azul ou vermelho, bem como as molduras de acabamento estão disponíveis nas cores preta e prata.

Carros nacionais virão equipados com rádio digital!
O Ministro das Comunicações Hélio Costa pediu apoio da indústria automobilística para que os carros lançados em 2008 já venham com receptores digitais.



MotorClube
no Google+

Faça seu comentário ou opinião:





  • rogerio da silva ribeiro

    Opinião do dia 22/7/2008 09:57:00 - Desde já adoro as materias de vcs. Gostaria de saber se tem como instalar um DVD portátil no meu carro, se a imagem fica boa e se posso tambem ligar a saída do DVD no meu som automotivo, desde já obrigado.