Cuide de sua bateria para não ficar na rua!
publicado em 26/09/2007


A bateria tem a importante função de converter energia química em energia elétrica para o motor de arranque de seu veículo e ao sistema de ignição, quando o motor não está em funcionamento. Além disso, age  como estabilizador de voltagem do sistema elétrico como um todo. Este componente tão importante precisa de alguns cuidados para que você não fique na rua:

1) Ao menos uma vez por ano, limpe os contatos e terminais que ligam a bateria ao sistema elétrico.

2)  Se a sua bateria descarregar, verifique a verdadeira causa do problema antes de substituí-la.

3) Para prolongar a vida útil da bateria, não abuse do consumo. Equipamentos elétricos como faróis, sistema de som, ventilação interna e desembaçador do vidro traseiro, devem ser usados na medida necessária e com o motor ligado. Ao dar partida no motor, estes componentes elétricos devem estar desligados, para que toda a energia seja destinada somente à partida do motor.

4)  Em carros que rodam pouco, ligar o motor a cada semana ou duas, em baixa rotação por alguns minutos, ajuda a manter a bateria carregada. Evite ouvir som com o motor desligado.

5)  Quando o carro for ficar parado por um longo período (vários dias), deve-se desligar o cabo negativo da bateria, evitando que a mesma seja descarregada pelo consumo dos componentes eletrônicos.

6) Em regiões quentes, verifique o nível da água pelo menos uma vez por semana. Se estiver baixo, complete com água destilada; não use água comum ou mineral, que contem sais minerais nocivos à bateria, nem permita a adição de ácido sulfúrico, que nunca deve ser completado.

7) De olho na água: se seu carro não adota bateria selada, confira o nível da solução uma vez ao mês.


fonte: Bosch
 

Compartilhe esta notícia: