Criança solta no carro é multa a partir de junho!
publicado em 29/04/2010


Acidente de trânsito é a maior causa de morte entre crianças e adolescentes de até 14 anos. Para diminuir essa estatística a Resolução 277/08 do Contran entrará em vigor a partir de 9 de junho. Esteja informado sobre isso.
 

Obrigatoriedade
A partir do dia 9 de junho, menores de 10 anos de idade devem obrigatoriamente ocupar o banco traseiro de veículos de passeio, utilizando individualmente cinto de segurança ou algum sistema de retenção equivalente, como cadeirinha de segurança ou assento de elevação (booster).

Punição
Se o motorista for pego levando a criança solta no carro ou fora das especificações, será multado em R$191,54, levará 7 pontos na carteira e o carro pode ser apreendido. O transporte de crianças segue algumas orientações específicas com base em estudos e testes sobre segurança veicular.

Método legal
Basicamente, o método correto de transportar crianças é esse:
- Bebês com até 1 ano de idade ou com até 9 Kg: no "bebê conforto" instalado em sentido contrário ao banco.
- Crianças entre 1 e 4 anos ou de 9 a 18 Kg: devem usar cadeirinha de segurança.
- Crianças entre 4 e 7 anos e meio ou com mais de 18 Kg: devem usar assento de elevação (booster).
- Crianças entre 7 anos e meio até 10 anos de idade: somente no banco de trás e com cinto de segurança.

Dicas importantes
O booster deve ser instalado no lugar de cinto de três pontos e, de preferência, no meio do assento traseiro (se o cinto desse local tiver três pontos). O mesmo vale para a cadeirinha. O centro do banco traseiro é o local de menor risco em caso de impacto lateral. Compre somente assentos de segurança certificados pelo Inmetro e leia todas as recomendações do fabricante.

Hora da troca
Se o cinto da cadeirinha ficar envolvendo os ombros da criança, em vez de ficar esticado para cima, ou quando o topo da orelha do pequeno ultrapassar o topo da cadeira, está na hora de usar o assento de elevação e aposentar a cadeira. Se preferir, compre uma cadeirinha que já se transforma em um booster. 

Hora do cinto
Crianças com altura mínima de 1,45 metros e mais de 7 anos e meio já podem utilizar exclusivamente o cinto de segurança, mas com uma ressalva: a faixa subabdominal tem que ficar na altura do quadril e não sobre o abdome ( como o próprio nome já diz: subabdominal!) e a faixa transversal tem que percorrer o quadril, abdome e a clavícula. E não o pescoço ou o rosto. Isso também vale para os adultos!

Você sabia?
O artigo 2º da Resolução 277/08 do Contran considera que na hipótese de a quantidade de crianças com idade abaixo dos 10 anos for maior que a capacidade de ocupação do banco traseiro, pode ocorrer o transporte da criança de maior estatura no banco dianteiro, usando cinto de segurança ou dispositivo de retenção (cadeirinha ou booster) adequado.

No mesmo artigo, diz que carros dotados somente de banco dianteiro podem também transportar crianças com até dez anos de idade, mas sempre usando o dispositivo de retenção adequado ao peso e altura da criança.

 

Fontes: Contran, Inmetro e Abramet.

Compartilhe esta notícia: