Corsa 1.4 supera carros 1.0 em economia!
publicado em 05/12/2008


O Programa Brasileiro de Etiquetagem que vai colocar também nos automóveis um selo que indicará o consumo de combustível, semelhante ao que existe nos eletrodomésticos, trouxe de volta um tema importante que interessa ao bolso do brasileiro e a preservação do meio ambiente.

Papel de parede:
Frente do Corsa 1.4 Econo.Flex
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Traseira do Corsa 1.4 Econo.Flex
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Surpresa
Foi este tema que motivou a reportagem de capa da Revista AutoEsporte deste mês: “11 Carros e um Tira-Teima: Qual é o mais econômico?”. No teste retratado pela reportagem, do qual participaram 11 carros, entre eles carros 1.0 e 1.4, foi o Chevrolet Corsa hatchback com o motor 1.4 Econo.Flex que ganhou a disputa entre os motores 1.4 litros, além de superar muitos veículos com motorização 1.0 litros.

Resultado
Para o teste de medição do consumo foram percorridos 850 quilômetros pela equipe da revista em rodovias de São Paulo, com 11 veículos de marcas que estão no mercado nacional. O Corsa 1.4 alcançou a média de 14,6 Km/l no teste com gasolina, com uma autonomia de 642,4 quilômetros e custo de R$ 0,17 por quilômetro. No teste com álcool, o Corsa 1.4 obteve a média de 11,4 Km/l e uma autonomia de 501,6 quilômetros a um custo de R$ 0,13 por litro.

Corsa 1.4 supera carros 1.0
Todos os concorrentes do segmento do Corsa 1.4 foram superados na medição com o uso de gasolina e de álcool. Ficou à frente de carros 1.0, como Volkswagen Gol 1.0, Chevrolet Celta 1.0, Fiat Mille 1.0, Renault Clio 1.0, Renault Sandero 1.0 e Ford Ka 1.0 na economia de gasolina. No consumo do álcool foi mais econômico que os modelos Ford Ka 1.0, Chevrolet Celta 1.0 e Renault Sandero 1.0.

Motor 1.4 Econo.Flex
O motor Chevrolet 1.4 Econo.Flex do Corsa utiliza o conceito ‘VHC’ (Very High Compression), patente exclusiva da General Motors, que funciona em regime de elevada rotação. Seu coletor de admissão em material plástico propicia uma redução de 35% no peso deste conjunto em relação ao similar de alumínio. Possui uma potência de 105 cavalos quando a álcool e 99 cv a gasolina, ambas potencias a 6.000 rpm. Seu torque é de 131 Nm (13,4 kgfm) a 2.800 rpm, com o uso do álcool, e de 129 Nm (13,2 kgfm) a 2.800 rpm, com o uso da gasolina.

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