Como transportar crianças em segurança?
publicado em 07/12/2008


Toda criança deve ser transportada em cadeiras de segurança, de acordo com o seu tamanho e peso. Testes comprovam que crianças usando cadeira de segurança têm até 71% de chance de sobreviver em um acidente de carro. A maioria das mortes e lesões que ocorrem com as crianças no carro pode ser prevenida, usando-se cadeiras e cinto de segurança corretamente.

Por que as crianças estão em risco no trânsito?
Os acidentes de trânsito, dentre as causas externas, são a causa-líder de mortes com crianças até 14 anos. Para se ter uma idéia, a cada ano, no Brasil, mais de 1.200 crianças passageiras morrem vítimas de acidentes de carro. Até mesmo um motorista cuidadoso não pode controlar o comportamento dos outros ou eliminar a probabilidade de um acidente. E nessas ocasiões as crianças podem ser as maiores vítimas. Andar de carro sem proteção é o grande fator de risco para morte e lesões em crianças ocupantes de veículos.

* Esteja atento ao selo de certificação de Padrões de Segurança brasileiro (Inmetro), europeu ou americano, nas cadeiras e assentos de segurança.

Veja qual é o tipo de cadeira de segurança mais adequado ao peso e à idade de seu filho:



Crianças de até 9Kg

Bebês de até 1 ano de idade até 9kg devem ocupar cadeirinhas de segurança de costas para o movimento. Nunca coloque seu bebê no banco da frente do carro. A cadeirinha de segurança deve ficar de costas para o movimento



Crianças entre 9Kg e 18Kg

Crianças maiores de 1 ano que pesem entre 9 e 18 kg devem ocupar cadeirinhas de segurança de frente para o movimento. A cadeirinha deve ser colocada na posição vertical.



Crianças entre 18Kg e 36Kg
Crianças entre 18 e 36 kg devem usar suporte de segurança. Algumas crianças são crescidas demais para ocupar cadeirinhas de segurança, mas ainda não possuem tamanho suficiente para utilizarem somente o cinto. O suporte de segurança permite que o cinto de segurança do veículo ajuste-se corretamente à criança, ou seja, deve manter-se sobre os quadris e acima das coxas, passando confortavelmente pelo ombro. O suporte de segurança deve elevar a criança, posicionando corretamente o cinto de segurança.



Crianças entre mais de 36Kg
Mais de 36 kg. A maioria das crianças que pesam mais de 36 kg e com idade a partir de 10 anos pode usar o cinto de segurança de 3 pontos, sem suporte de segurança. Para que uma criança fique segura usando um cinto ela deve ter altura suficiente para sentar-se e dobrar seus joelhos na borda do assento sem deslizar. O cinto de segurança deve ser ajustado no ombro e nos quadris.


fonte: Chevrolet
 

Compartilhe esta notícia: