Carros na Europa podem ter caixa-preta a partir de 2015
publicado em 10/09/2012

Com uma legislação de segurança veicular das mais avançadas do mundo, a Europa pode obrigar a presença de caixa-preta em veículos. O Parlamento Europeu poderá aprovar uma lei que obriga a instalação do dispositivo em veículos novos a partir de 2015.

O dispositivo que ajuda a identificar possíveis causas de acidentes é um sistema de registro de voz e dados que normalmente é encontrado em aviões e navios.


Viajando Pelo Mundo
800x600  1024x768  1280x1024


Se o projeto for aprovado definitivamente, todos os carros novos comercializados nos 27 países da União Européia devem sair de fábrica com a tecnologia instalada a partir de 2015.

O Parlamento da Alemanha pretende exigir a instalação do dispositivo antes disso. Os carros de polícia de Berlim, capital alemã, têm a caixas-pretas instaladas desde 2010. O resultado foi a diminuição em 35% dos acidentes envolvendo esses veículos.
A caixa-preta para carros tem o tamanho de uma caixa de cotonetes, e pode ser instalada próxima ao motor ou na cabine do veículo. Em caso de acidente, a tecnologia ajuda na investigação através dos dados que gravou como a velocidade, o tempo de desaceleração, e outros parâmetros registrados segundos antes do acidente.

Veículos com caixa-preta na Europa

A caixa-preta pode ser obrigatória em carros europeus a partir de 2015

Compartilhe esta notícia: