Câmera com visão 180 graus elimina pontos cegos da dianteira do carro. Veja vídeo
publicado em 13/08/2015

A Ford Europa lançou uma nova tecnologia de câmera que dá ao motorista uma visão de 180 graus da frente do carro.


Carros equipados com a câmera
Este sistema chama-se “Front Split View Camera” (câmera dianteira de visão dividida) e está disponível inicialmente para os modelos S-MAX e Galaxy, e logo mais no Edge.

Elimina os pontos cegos dianteiros
A tecnologia será oferecida como opcional e dá um ângulo de visão de 180 graus da área à frente do veículo de dentro da cabine, eliminando todos os pontos cegos da dianteira do carro. Com esta tecnologia, estes veículos identificam antecipadamente a aproximação de veículos, pedestres e ciclistas, reduzindo o risco de acidentes, principalmente nos cruzamentos.

Como funciona
A câmera é acionada por um botão, tem resolução de 1 megapixel e está localizada na grade dianteira. Oferece ao condutor uma visão em tempo real de 180 graus, tanto à esquerda como à direita, que é reproduzida numa tela colorida de 8 polegadas no painel.

O motorista pode ver pedestres e outros veículos que se aproximam de ambos os lados da pista e passam na frente do veículo. A câmera tem apenas 33 milímetros de largura e é limpa por um lavador retrátil, acionado automaticamente quando o limpador do para-brisa é ativado.

"Todo motorista já passou pelo estresse de pontos cegos nos cruzamentos. Às vezes, simples obstáculos como um galho de árvore pendurado ou arbustos também podem ser um problema. Como as câmeras de ré, já amplamente difundidas, a câmera frontal dividida é uma tecnologia que as pessoas vão se perguntar como é que conseguiram viver sem".
Ronny Hause, engenheiro de Sistemas Eletrônicos de Assistência ao Motorista da Ford Europa.
Compartilhe esta notícia: