Cadeirinha infantil agora é obrigatória!
publicado em 01/09/2010


A fiscalização do uso obrigatório da cadeirinha e assento de elevação por crianças de zero a sete anos e meio nos automóveis começa hoje, dia 1º de setembro de 2010. Outras regras para o transportes de crianças também entram em vigor.

 

Lesões e mortes de crianças no trânsito
Todos os anos 2.500 crianças ou adolescentes são mortas no trânsito e mais de 39 mil sofrem lesões graves e até permanentes, de acordo com a SBOT - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Também de acordo com pesquisas, diminui-se em até 70% o risco de morte num acidente de trânsito quando a criança está corretamente protegida pelos equipamentos de retenção.

Regra geral
Além do uso de cadeirinhas e assentos de elevação (busters) para crianças entre 0 e 7,5, crianças com idade superior a 7,5 anos até dez anos deverão ser transportadas no banco de trás com cinto de segurança.

Exceção: crianças a mais
Se o número de crianças com idade inferior a dez anos ultrapassar a capacidade de lotação do banco traseiro, pode a criança de maior estatura ficar no banco dianteiro, usando o equipamento de segurança adequado a sua idade.

Exceção: só existe banco dianteiro
Veículos que possuem somente banco dianteiro também podem transportar crianças de até dez anos de idade utilizando sempre o dispositivo de retenção adequado. Se o carro tiver airbag o dispositivo de retenção (não deve ter bandeja ou equivalente) será utilizado no sentido da marcha do veículo, com o banco o mais recuado possível (o recuo deve seguir as regras do fabricante do carro).

Sobre duas rodas
O CTB - Código de Trânsito Brasileiro - no artigo 244, inciso V, só permite o transporte de crianças em motocicletas, ciclomotores e motonetas a partir de sete anos de idade.

Punição
Quem não cumprir as regras do transporte de crianças regulamentado pela Resolução 277 do Contran será multado em R$ 191,54, leva sete pontos na carteira de habilitação (infração gravíssima) e a terá o veículo retido, até ser regulamentado.

Saiba mais
Fique mais por dentro da segurança no transporte de crianças em:
www.motorclube.com.br/materias/o-que-acontece-com-crianca-sem-cinto-de-seguranca.aspx

www.motorclube.com.br/materias/crianca-solta-no-carro-e-multa-a-partir-de-junho.aspx

www.motorclube.com.br/materias/uso-da-cadeira-para-auto-e-prorrogada.aspx

www.motorclube.com.br/materias/como-transportar-criancas-em-seguranca.aspx

www.motorclube.com.br/materias/criancas-ate-4-anos-com-cadeirinhas-voltadas-para-o-vidro-traseiro.aspx

 


Fontes: Denatran e SBOT - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Compartilhe esta notícia: