No Dia Mundial Sem Carro aproveite para deixá-lo mais limpo!
publicado em 22/09/2007


Sábado, dia 22 de setembro, é o Dia Mundial Sem Carro. Foi uma data criada na França em 1996 e está sendo adotada em mais de mil cidades pelo mundo. Aqui no Brasil é o 3º ano de sua comemoração.

Objetivos do evento
O evento tem como objetivo combater a emissão excessiva de gases efeito estufa, e estimular a adoção de políticas públicas de transportes coletivos de boa qualidade e o uso de modos não motorizados de transportes.

Aproveite e faça uma boa limpeza no interior do carro
Se você aderir ao Dia Sem Carro, que tal aproveitar que a máquina está na garagem e fazer uma “faxina” em seu interior?

Materiais para uma limpeza básica:
1 - Aspirador de pó
2 - Escova com cerdas macias
3 - Panos limpos e macios
4 - Silicone líquido
5 - Balde
6 - Água
7 - Sabão Neutro
8 - Limpa vidros
9 - Folha de jornal
10 - Limpador de carpete
11 - Hidratante de pele (para banco em couro)

Fazendo a limpeza
1 - Faça uma limpeza interna geral com o aspirador de pó (de preferência) ou com uma escova com cerdas macias no carpete, bancos e porta-malas.
 
2 - Painel: passe um pano limpo e úmido. Depois aplique um pouco de silicone líquido com um pano seco. Cuidado para não passar muito silicone e deixar o painel oleoso. Não passe o silicone no volante.

3 - Limpeza dos bancos: para uma limpeza básica, use o aspirador, depois um pano úmido com algum limpador de carpetes (para bancos em tecido) ou pano úmido e um pouco de sabão neutro (para banco em couro). Aplique um pouco de hidratante de pele no couro, evita o ressecamento.

4 - Lavagem dos bancos: não precisa lavar os bancos com freqüência, só em extrema necessidade. Para a lavagem, o melhor a fazer é retirá-los do carro. Não molhe demais os bancos, pois a espuma encharcada pode deformar e deixar o banco com fungos se não secar adequadamente. Use uma escova macia, água e sabão neutro.

5 - Se o carpete do carro ficou um pouco molhado, deixe as portas abertas para secar bem. Se o carpete sofreu alguma inundação, é bom ir numa empresa especializada em higienização desse material. Umidade no carpete pode provocar fungos, mau cheiro e pontos de ferrugem na carroceria.

6 - Vidros: use folhas de jornal e limpador de vidro. Cuidado: no vidro traseiro que possui os filamentos elétricos do desembaçador, usar somente um pano macio.

7 - Ar-condicionado: Limpe o filtro do sistema, assim como você deve fazer no da sua casa com freqüência. No inverno, o ar-condicionado deve ser ligado pelo menos uma vez por semana uns quinze minutos para não ressecar as mangueiras e evitar o mau cheiro causado por fungos. Veja se o gás do equipamento precisa ser recarregado numa oficina especializada, para não perder a eficiência na refrigeração.

8 - Cinto de segurança: passe um pano úmido com sabão neutro por toda sua extensão.

Sujeiras mais difíceis nos bancos ou carpete
Se cair algo no banco ou carpete, o ideal é retirar de imediato a sujeira antes que seque e fique mais difícil a limpeza. Veja alguns tipos comuns de sujeira e o que usar para removê-las:

 Manchas de gordura: aplique talco espere um pouco, e depois limpe com água quente e sabão neutro.
 Chocolate: espere a mancha ressecar. Passe algodão com vinagre e depois limpe com água e sabão neutro.
 Batom: pano molhado com álcool, depois água e sabão neutro.
 Leite: duas partes iguais de vinagre branco e álcool, depois água e sabão neutro.
 Sujeira em banco de couro: água quente e sabão neutro.
 Nódoa causada por frutas: duas partes iguais de água e água oxigenada.

Se após o Dia Mundial sem Carro você não sentir que a atmosfera terrestre ficou mais pura, pelo menos a do interior de seu carro vai estar. Viva a limpeza!

Texto: Gisele Galvão, da Equipe MotorClube

Mais informações:

Carro bem limpo tem carroceria sempre nova!

 
Saiba como lavar seu carro em casa!

 
Compartilhe esta notícia: