Matérias sobre Manutenção Automotiva - Motor
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Água sem aditivo no radiador provoca danos ao motor!
publicado em 15/06/2009

Completar o radiador com água pura compromete o sistema de arrefecimento e pode fundir o motor. Gastos com retifica podem chegar a R$ 4 mil.

O motorista, muitas vezes, ao chegar em um posto de gasolina, sem pensar, pede para que o frentista complete o nível de água do radiador. O que parece um procedimento inofensivo pode gerar diversos problemas no veículo. Edson Maia, diretor do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (Sincodiv/DF), alerta que colocar água pura no radiador, sem nenhum aditivo, traz sérias conseqüências e pode fundir o motor.

De acordo com o gerente técnico de uma das concessionárias do DF, Edvaldo Souza Oliveira, quando o nível está baixo e coloca-se água sem aditivo, o líquido enferruja e se torna corrosivo. “Todo o sistema de arrefecimento fica comprometido. A bomba d’água pode travar, o carro ferve e, fatalmente, o motorista perderá o motor de seu veículo”, diz.

Mas é preciso ter cuidado ao colocar o aditivo. Oliveira ressalta que não se deve nunca completar a água do radiador em postos de gasolina. “A troca deve ser realizada por um técnico especializado, em uma autorizada, e com produtos específicos indicados pelo fabricante do veículo”, afirma.

Em média, as montadoras recomendam que a troca completa do líquido de arrefecimento deve ser feita a cada 40 mil quilômetros. “Se ocorre a redução do nível da água com freqüência é preciso procurar uma oficina, de preferência em uma concessionária, pois é sinal de que há um vazamento”, completa Edvaldo.

Segundo o gerente técnico, sem o aditivo na proporção certa, especificada pela montadora, a água evapora mais rápido. Caso haja um volume excessivo, o líquido se torna corrosivo. “Nas revisões periódicas a limpeza do sistema de arrefecimento é realizada. Torna-se necessário ler o manual do veículo para saber o momento certo de fazer a manutenção”, diz Edson Maia.

Com a utilização correta de produtos de qualidade, o sistema de arrefecimento desempenhará bem a função de manter a temperatura ideal do motor. O superaquecimento pode queimar a junta do cabeçote e ocasionar o desgaste prematuro de peças, além de elevar o consumo de combustível.

“Procedimentos simples podem evitar danos sérios no motor. Os gastos com retifica podem chegar a R$ 4 mil. Em alguns casos, dependendo do veículo, o prejuízo é bem maior”, conclui Edvaldo.


Este artigo é um oferecimento do Centro de Treinamento da Mecânica Online:


 


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Faça seu comentário ou opinião:





  • Wguedes67

    Opinião do dia 10/9/2012 22:26:00 - olha coloque água desmineralizada e um aditivo de sua confiança e rode sem medo:

  • Mitsuookita

    Opinião do dia 9/9/2012 19:08:00 - compra a tampa original ok, e coloca aditivo e verifica se nao existe vazamento , qulaquer entrada de ar do reservatorio vai formar bolha e mandar a agua de volta ao resrvetorio de agua.

  • Sergio_enf

    Opinião do dia 16/6/2012 15:09:00 - Boa tarde amigo, minha namorada tem um civic 2010, ela colocou um pouco de agua no radiador, mas foram 300 mls somente, tem algum problema misturar com o aditivo? n foi agua destilada.

  • Danibenicio

    Opinião do dia 30/5/2012 09:19:00 - Pode colocar o aditivo Emmanuel, este procedimento evita o superaquecimento do motor. Um grande abraço amigo e boa sorte.

  • ALEXISPIMENTA

    Opinião do dia 24/4/2012 03:46:00 -  AMIGA PODE SER SUA BOMBA DE AGUA O MEU ESTAVA ASSIM TROQUEI SENSOR,CEBOLÃO DO RADIADOR E ERA O BOMBA DE AGUA  

  • facebook-1346332112

    Opinião do dia 18/4/2012 12:26:00 - diretor do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (Sincodiv/DF) ?????????????? O que esse cara sabe de mecânica? é engenheiro ? fez alguma pesquisa ?

  • Urbano araujo

    Opinião do dia 30/3/2012 01:27:00 - caro colega . peço que vc .. leve a um mecanico e pessa para ver os selos do motor .. caso estiver ok.. e so comprar a tampa do radiador besta ou paralelo do honda custa 19.00 ok ;; eu estava com o mesmo ploblema  hoje esta zerro

  • José Marcondes Ferreira

    Opinião do dia 5/3/2012 22:50:00 - tenho um honda civic 2005 a 3anos nunca troquei a áqua do radiador não tem na regiáo mecanicos especializados pode me ajuda. 

  • douglas

    Opinião do dia 1/3/2012 14:11:00 - Amigo, tenho um fusca com motor ap e, o radiador fica na frente motor. o que eu faço para ele refrigerar melhor? ja coloquei aditivo no reservatório de agua mas, ele parece não te adiantado muito. fico no aguardo. se possivel, responder no meu e-mail. farinholisilver@yahoo.com.br

  • mnunys2

    Opinião do dia 10/2/2012 11:35:00 - Provavelmente houve um superaquecimento e empenou o cabeçote. Vc deve retificar o cabeçote e ver qual a causa do superaquecimento.

  • Mnunys

    Opinião do dia 10/2/2012 11:32:00 - troque a bomba dágua

  • Julio viana

    Opinião do dia 19/1/2012 12:42:00 - eu acabei adiquirir um palio 1.0 98/99 ele não tem marcador de temperatura o que devo fazer para não ter futuros problemas com temperatura.  Instalar um painelzinho de temperatura é a solução?

  • Mrradiadores

    Opinião do dia 22/11/2011 13:22:00 - amigo pode haver fuga de liquido por mangueira , tubo de ligaçao entre mangueira , radiador, algumas vezes o vazamento do radiador é pequeno que com o proprio calor acaba evaporando sem deixar gotas. qualquer duvida:  mrradiadores@bol.com.br

  • Mrradiadores

    Opinião do dia 22/11/2011 13:18:00 - amigo trabalho com manutenção de radiadores , nao tem problema por aditvo desde que seja de qualidade, e que vc faça uma limpeza no sistema antes de usar o aditivo.ok  qualquer duvida   marquinhosrad@hotmail.com

  • alexandre

    Opinião do dia 26/10/2011 05:52:00 - amigo tenho um gol bola 96 1.8 gli, gostarsia de saber se colocar aditivo, vai prejudicar a bomba d`agua, pois o carro já alguns anos de uso?

  • Marden

    Opinião do dia 26/10/2011 03:25:00 - Tenho um idea 2009/2010 e a agua do reservatorio baixa um pouquinho sempre e fico so completando com um tantinho pequeno de agua sempre posso completar essa minima diferenca com o aditivo original q ja tem no carro q no caso e o paraflu da fiat o vermelho ou isso completar com esse aditivo sendo o mesmo da problemas e quando eu saberei a hora de trocar o aditivo e agua do sistema correcao meu idea esta apenas ainda com 12 000 km rodados

  • dejanne

    Opinião do dia 25/10/2011 03:46:00 - resumindo todo carro velho e uma merda so da problema comprei uma palo wekendy 97 completa gas e gnv so vive na oficina ja comprei caro e continuo gastando com ele so a junta do cabeçote foi feita 3 veses esse ano 1 em julho, outra em agosto e a AGORA A ULTIMA EM OUTUBRO TO DE SACO CHEIO DESSE CARRO SO ME DEU PROBLEMA ja to com vontade de queimar de tanta raiva carro velho e so problema

  • carlos moreira

    Opinião do dia 18/10/2011 05:14:00 - tenho gol g5,estava andando sem tanpa reservatorio,agua acabou e carro parou coloquri aditivo mas carro nao pega,me ajude;

  • Emmanuel

    Opinião do dia 18/10/2011 02:08:00 - como faço pra saber se precisa colocar um novo aditivo p/ radiador?

  • leo

    Opinião do dia 13/10/2011 04:17:00 - oi amigo eu cheguei de um passeio e a minha ventuinha desparou umas 3 vesez e ai quando eu fui sair novamente o meu carro nao quiz mais pegar o que pode ser...?

  • givanildo santos matos

    Opinião do dia 7/10/2011 10:47:00 - ola tenho um golf 1.6 sr ele e´muito sumindo agua do radiador fis retifica de cabeçote retifiquei o broco mais nada resove o problema alguem sabe o que pode ser

  • HILDEMARIO ALVES

    Opinião do dia 1/10/2011 11:58:00 - Tenho um honda civic automatico 1.6 lx 1999 que está sumindo água e fervendo muito. Já troquei a tampa do radiador, fiz limpeza do radiador, não há mangueiras vazando, troquei a válvula termostática e o problema não é resolvido. Me dêem uma ajuda, por favor. Obrigado.

  • adilson

    Opinião do dia 14/9/2011 04:20:00 - me ajudem tenho um fit, ele esta retornando agua do radiador para o reservatorio, e acaba secando o radiador,a luz de temperatura as vezes pisca, e o reservatorio lota passa do nivel sera problema da tampa do radiador ou cabeçote.

  • MARCO AURELIO

    Opinião do dia 14/9/2011 01:51:00 - OI TEMHO UM HONDA COVOC 2000, FUI VIAJÁ ANDEI 80KM SERTINHO COEÇOU A FERVE TROQUE ATAMPA DO RADIADOR NÃO ADIANTOU FIZ ALIMPESA DO RADIADO VARETOU FICOU ZERO ATEMPERATURA FICA NO MEIO AI AVENTURINHA LIGA FICA 30SEGUNDO E DESLIGA COMESO ANDAR ESQUENTA O MOTOR QUANDO VOU VER A A´GUA SECOU DO RADIADO E O CARRO DEMORA ASECAR O QUE FAZER É UM CARRO MUITO BOM E CONFORTAVEU PEÇO AJUDA

  • marcos ribeiro

    Opinião do dia 5/9/2011 01:37:00 - gostaria de saber qual o motor que possa substituir o motor da fiat tempra 16v , ou melhor dizendo o motor que eu poderia botar no lugar, seja quslquer um. estou colocando o E-mail da minha filha para ter reposta.

  • Mecãnica José Paraguaçu Osasco

    Opinião do dia 4/9/2011 09:10:00 - Amigos é a primeira vez que venho neste forum e achei muito produtivo e exclarecedor .... Na maioria dos casos onde se some a agua e não se acha por onde esta vazando , indico qua vá a um profissional atualizado ... pois hoje existem ferramentas capazes de identificar vazamentos mesmo com o motor frio/quente sem se que funcionar o motor facilitando o diagnostico exemplo : Medidor de Vazão cilindros/Medidor de Pressão de radiador/e sistema de arrefecimento etc...

  • clivio aragao

    Opinião do dia 2/9/2011 09:19:00 - estou com um i30 hyundai, quando paro no transito o motor aquece(temperatura alta, entre 95 a 120) já troquei valvula tremo,bomba.sensor e nada. o que mais poderá ser??

  • jonathan

    Opinião do dia 30/8/2011 03:38:00 - tenho peugeot 207 que esta passando oleo para agua. oque devo fazer? obrigado

  • antonio carlos ferreira

    Opinião do dia 24/8/2011 10:01:00 - olá tenho um corsa 2001 nunca tive problema de arefecimento pois eu so uso agua de mina vc acha que eu devo usar o aditivo mesmo assim e qual é a medida certa de agua e de aditivo para um funcionamento perfeito grato...

  • karen

    Opinião do dia 10/8/2011 07:58:00 - Obrigada, ajudou bastante Pimentel, ah de nada Nikolas, KKK tolo. até+..

  • Nikolas

    Opinião do dia 9/8/2011 09:37:00 - Oie karen vlw pelo trabalho! rs

  • andre marques de abreu

    Opinião do dia 5/8/2011 11:25:00 - eu tinha um honda civic 99 e ele consumia toda agua do radiador, troquei varias peças e nada, só resolveu quando eu esgotei toda agua do radiador dele, e coloquei so aditivo original da honda.

  • Karen

    Opinião do dia 5/8/2011 10:43:00 - Olá, me chamo karen, estou na escola fazendo pesquisas com minhas amigas Abigail , e Mariana.. e estamos interesadas em saber mais sobre o assunto. Gostaria, sendo mais especifica de saber sobre mais problemas que causa a integração de água pura no motor, pra falar a verdade somos pessoas que não se interesam sobre tal assunto, mas é a vida.. me explica? obrigada, minha nota precisa ser 10 FAVOR AJUDAAAAAAAAAAAAAAAAAA :D beijinhos

  • Biga

    Opinião do dia 5/8/2011 10:39:00 - axei muito legal, pois para isso sabemos quando nos formos comprar algum automóvel, nao estragar o motor colocando água pura, ou seja, sem aditivos.

  • Pimentel

    Opinião do dia 5/8/2011 03:40:00 - Colocar agua pura ou direta da torneira pode conter cloro e ai, em médio prazo podera ocorrer corrozão dos componentes internos, tais como o propulsor da bomba d´agua e até mesmo a junta do cabeçote. Os adidivos de radiador , dependendo da situação do seu motor pode complicar ainda mais a sua vida e causar até vazamentos. Recomendamos colocar oleo soluvel em agua (encontrado em lojas de ferragens ou em lojas especializadas em oleos) Esse oleo é utilizado na usinagem de peças nas industrias para lubrificação e resfriamento. Voce deve utilizar na proporção de um decimo quinto de litro de oleo soluvel para cada litro de agua do radiador. E barato e o efeito é melhor do que qualquer produto encontrado no mercado

  • Elenilson

    Opinião do dia 20/7/2011 11:33:00 - Ola tudo bem? Vai ai uma pergunta, eu tenho um gol, e a agua do radiador esta fervendo e provocou vazamento por cima do radiador é normal a água ferver tanto?

  • Mateus Souza

    Opinião do dia 15/7/2011 06:34:00 - ola! ja faz tempo que tenho problemas com radiador. meu carro é um palio 98 ferve direto, ja me falaram pra trocar radiador, troquei, ja falaram pra trocar tampa de radiador, troquei, agora vou tentar colocar aditivo de radiador, mas ainda acho que ja danificou o motor. Abraços gente!

  • marcello aché cordeiro

    Opinião do dia 4/7/2011 06:32:00 - Respeitando todos comentários ,mas esse aditivo organico é muito corrosivo pra alguns tipos de sistemas ,cuidado com suas pastilhas de bloco do motor,é um crime falta de informações a respeito!

  • Paulo Ricardo-RJ

    Opinião do dia 24/6/2011 09:38:00 - Para conhecimento de todos,o Classic já vendeu 1165000 de unidades,passando o Chevett (1065000) que era o segundo mais vendido,ficando agora atrás do fusca sedan (mais de 3000000 de unidades) isto porque antigamente o Fusca e o Chevett não tinham tantos concorrentes assim,pois caso contrário o Classic teria superado a muito tempo. Então parem de malhar o Classic,pois ainda hoje é o mais vendido de todos os sedans,ou todos que compraram um não são pessoas normais.Abraços.